O rei do futebol lançou um café com seu nome, além de ter uma grande propriedade com criação de animais.
Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, a morte aconteceu em decorrência de falência múltipla de órgãos.
“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”, diz o texto divulgado.
Pelé estava internado no hospital desde 29 de novembro.
Adeus ao rei
Jogador do Santos Futebol Clube durante quase toda sua carreira, o atleta deixou sua marca no clube, que se manifestou:
“O Santos FC lamenta profundamente o falecimento do melhor jogador de futebol de todos os tempos, o homem que levou o nome do Alvinegro Praiano para o mundo, nosso maior ídolo, que eternizou a camisa 10 e a transformou em obra de arte. Qualquer homenagem é pequena perto da grandeza de Edson Arantes do Nascimento, o nosso eterno Rei Pelé. Os 1.116 jogos, os 1.091 gols, os 45 títulos com a camisa santista. Assim o mundo viu nascer, crescer e se tornar um atleta com números inigualáveis. Um homem que se foi, uma história que será contada por todos os tempos”.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade responsável pela Seleção Brasileira e pela organização das competições nacionais, decretou luto de sete dias em decorrência da morte do ex-atleta que conquistou dez títulos com a “camisa amarelinha”. Dentre eles, três Copas do Mundo (1958,1962,1970).
“A morte do ídolo é a mais triste notícia informada pela CBF desde a sua fundação há 108 anos. Por causa da morte de Pelé, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, decretou luto oficial por sete dias” escreveu a CBF.
Pelé e sua relação com o agro
Apesar do seu brilhantismo dentro dos campos, Pelé não se limitou apenas ao futebol.
Logo após assinar seu primeiro contrato profissional em 1960 pelo Santos, o craque e sua família já haviam adquirido um sítio entre os municípios de Registro e Juquiá, no Vale do Ribeira (SP).
A área de 650 hectares tinha criação de bovinos para cortes de raças nelore e 16 tanques para piscicultura com criação de diversos peixes.
Além disso, o jogador tinha uma granja de suínos.
De acordo com o ex-jogador em entrevista para a revista Dinheiro Rural, em 2012, a vontade de Pelé era expandir ainda mais a área da propriedade rural.
Pelé Agropecuária
Na fazenda, o rei do futebol criou a Pelé Agropecuária.
O projeto foi feito em parceria com o Instituto CNA para a melhoria do processo produtivo, aumento da produtividade e introdução de tecnologia de controle da piscicultura dentro da propriedade.
Sustentabilidade
O astro do futebol ainda foi principal personagem de campanha da Confederação Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) no ano de 2012.
O objetivo da campanha era “consolidar a imagem do agronegócio sustentável brasileiro no País e no exterior”.
Pelé fez parte do “Time Agro Brasil” na ocasião.
Café Pelé
O Café Pelé foi a melhor “tabelinha” entre agro e futebol.
A marca fundada pelo camisa 10 em 1970 é, ainda hoje, uma das mais conhecidas no mercado brasileiro, mas já não pertencia mais a ele.
A empresa foi comprada em definitivo pelo grupo holandês Jacobs Douwe Egberts em 2017, segundo o próprio site da empresa. O nome Pelé, no entanto, continua por lá, até pelo impacto trazido pela nomenclatura.
Legado
O maior jogador do futebol mundial nasceu no dia 23 de outubro de 1940, em Três Corações, Minas Gerais. Ele é o único atleta a conquistar três Copas do Mundo na carreira. Com suas belas jogadas e mais de mil gols na carreira, Pelé é o responsável pela popularização do futebol no mundo e se tornou mais que um ídolo do futebol mundial. Ele é um ícone da cultura pop.
Famoso pelo seus dribles de vaca, gols e genialidade, o craque eterno jamais será esquecido. Apesar de sua morte, seu legado é eterno.
FONTE: Canal Rural
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.