Em um contexto de crescente adoção de tecnologias digitais pelo setor agrícola, especialista em vendas avalia as vantagens competitivas que negócios rurais podem obter aliando estratégias de marketing digital ao setor comercial.
Um estudo intitulado Agricultura Digital no Brasil, de 2020, elaborado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), indicou que o setor agropecuário do Brasil está mais digitalizado.
De acordo com a pesquisa, que ouviu produtores rurais, empresas e prestadores de serviços em agricultura digital de 556 municípios de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, 84% dos agricultores já utilizam pelo menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio à produção agrícola.
O levantamento apontou ainda que os agricultores utilizam tecnologias digitais principalmente para a gestão de suas propriedades e para o planejamento de atividades, bem como para o mapeamento de lavouras e para a previsão de riscos climáticos. Outro dado obtido pela pesquisa é o de que 40,5% dos produtores rurais usam a internet para compra e venda de produtos, de insumos e da produção.
Digitalização reforça a necessidade do marketing digital
Nesse contexto de aumento da digitalização da agricultura brasileira, Rogério Duarte Nunes, especialista da área comercial da Bsales, empresa que oferece soluções em marketing digital e vendas para empresas, chama a atenção para as vantagens competitivas que o agronegócio pode obter ao adotar estratégias de marketing digital no cotidiano do departamento comercial.
“Por meio do marketing digital, os negócios agrícolas podem alcançar uma camada de consumidores jamais atingida por esse setor, potencializando de maneira significativa a prospecção de clientes para sua produção”, ressalta.
Entre as principais ações de comunicação focadas no ambiente digital que podem ser implementadas pelo agronegócio, Nunes destaca as estratégias de tráfego pago com base em geolocalização, campanhas de fundo de funil em redes sociais para alavancar promoções e otimização dos sites das empresas em mecanismos de busca.
Levando em consideração os altos números de digitalização no setor agro, e o fato de que grande parte dos produtores está usando a internet para a venda de produtos, o especialista da Bsales avalia que, para conquistar resultados consistentes e duradouros, as empresas precisam estar cientes de que os setores de marketing e comercial precisam traçar juntos todo o percurso no mundo digital. “O grande segredo é ter a tecnologia e o marketing digital trabalhando em favor do departamento comercial”, afirma.
Fonte: Terra / Dino Notícias
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