Estatal fechou acordo com a companhia dinamarquesa para avaliar empreendimento; metanol verde pode ser usado em processos de indústrias e como combustível para navios
A Petrobras anunciou ter fechado um acordo com a companhia dinamarquesa European Energy para avaliar o desenvolvimento de uma fábrica no Brasil para produzir e-metanol, um tipo de “metanol verde” e mais sustentável.
Segundo informou a estatal, serão estudadas oportunidades de negócios entre as duas empresas.
A ideia é produzir o combustível a partir de hidrogênio verde, obtido por fontes renováveis de energia, como a eólica e a solar. A European Energy tem expertise no desenvolvimento e operação de ativos de projetos à base de hidrogênio verde e deve inaugurar em breve sua primeira fábrica de e-metanol na Dinamarca.
O metanol é um tipo de álcool, líquido e inflamável, usado em indústrias químicas como solvente e como componente para fabricação de diversos produtos. O dióxido de carbono faz parte da fórmula. Ele é produzido predominantemente a partir do gás natural pelo processo de reforma a vapor ou gaseificação do carvão.
Já o metanol verde é fabricado utilizando apenas fontes de energia renovável no processo, evitando a emissão de gases nocivos para a atmosfera. Isso pode ser feito a partir de biomassa (biometanol) ou do hidrogênio produzido com eletricidade renovável (e-metanol).
De acordo com a Petrobras, e-metanol produzido poderá ser aplicado em processos industriais ou ainda como combustível para abastecer navios.
“O memorando de entendimentos está alinhado aos elementos estratégicos do Plano Estratégico 2024-2028, que visam a preparar a Petrobras para um futuro mais sustentável, contribuindo para o sucesso da transição energética”, afirmou.
Fonte: Poder360
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.