Espaço localizado na Oficina Automotiva do Polo Jaú (SP), iniciativa oferecerá cursos de manutenção automotiva e industrial para jovens de Barra Bonita e Igaraçu.
Com investimento de R$1,4 milhão, a Raízen inaugura, nesta segunda-feira, 20, sua maior oficina- escola em parceria com o SENAI. Localizado no Parque de Bioenergia de Barra, em Barra Bonita (SP), o projeto oferecerá cursos de manutenção automotiva e de manutenção industrial para jovens de Barra Bonita e Igaraçu. Divididos em duas turmas, os cursos terão duração de dois anos. Todas as 64 vagas abertas inicialmente já foram preenchidas. Além dessa unidade, a Raízen também mantém outras oficinas-escolas nos municípios paulistas de Guariba, Igarapava e Brotas, e em Caarapó (MS).
A iniciativa é mais um resultado das ações da maior produtora brasileira de etanol para desenvolver e atrair novos talentos, por meio dos cursos técnicos e profissionalizantes, realizados em parceria com organizações como o SENAI. Desde 2021, mais de 2 mil jovens já passaram pelos programas de formação de mão de obra da Raízen. Só em 2022, foram formados 550 novos aprendizes. Nesse último ano, a companhia investiu mais de R?2 milhões em programas de desenvolvimento profissional.
De acordo com a responsável pelos aprendizes da nova oficina-escola, Ariene Jamile Queiroz, que também é gerente de manutenção automotiva da Raízen, com a conclusão do curso, os alunos estarão aptos a assumirem vagas disponibilizadas pela companhia. “Um dos nossos maiores objetivos com a oficina-escola é preparar os jovens para suprirem as necessidades de técnicos nas plantas da Raízen”, ressalta.
Além de ser a maior oficina-escola, tanto em quantidade de alunos quanto em capacidade instalada, o novo espaço de formação profissional também se destaca por ser a único agroindustrial, com centro de capacitação técnica voltado para o atendimento de demandas das áreas agrícola e industrial da Raízen, que possui 30 parques de bioenergia em operação.
Segundo Ariene, o programa de ensino também contemplará disciplinas que formarão pessoas para ingressarem na área de produção de etanol de segunda geração (E2G). “São cursos bem completos, com todas as disciplinas aplicadas às operações de um bioparque, e o aprendiz sairá capacitado para exercer funções técnicas dentro dele”, finaliza.
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de mais de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21??´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de mais de 7.900 postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21/22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21?´22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R ? 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: Raízen
—
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram