A finalidade é que a matriz energética da cidade seja 100% renovável.
O prefeito de Recife, João Campos, anunciou nesta segunda-feira (2/9), durante o 10º Fórum Nordeste, evento que debate biocombustíveis e transição energética, que a cidade acaba de terminar um estudo e passará a comprar energia do mercado aberto.
A finalidade é que a matriz energética da cidade seja 100% renovável. Segundo Campos, a economia prevista é de R$ 100 milhões aos caixas públicos de Recife.
Sem falar em datas de início da compra, o prefeito destacou que a cidade tem capacidade de produção de energias renováveis, solar, eólica, biocombustíveis e etanol.
Atualmente, Recife tem um inventário de emissões de carbono e outros gases do efeito estufa. O plano local é que a capital do Estado seja carbono neutro até 2050.
O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçucar), Renato Cunha, ressaltou que o Estado está restabelecendo uma recuperação da capacidade de etanol diante de um momento de desastres climáticos e elogiou a diligência das autoridades governamentais recentes nos marcos regulatórios de energias renováveis, ainda havendo necessidade de regulação do carbono.
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco disse que a posição geográfica de Pernambuco auxilia na produção e exportação de commodities, como está está se tornando a energia renovável. Por outro lado, ela lembrou que os desastres climáticos são uma realidade antiga no Estado, onde, em média 150 municípios declaram emergência climática por causa da estiagem.
“O que o Rio Grande do Sul viu esse ano, com o caso das chuvas, nós vemos o contrário há muitos anos, com mais de 2 milhões de pessoas sem ter acesso à água em suas torneiras”, mencionou.
Com isso, Raquel citou que o norte e o sul do Estado, onde estão concentradas a produção de açúcar pernambucana, não ultrapassam 14 milhões de toneladas (safra 2023/24) e mostra uma necessidade de captar recursos e olhares para industrialização, para que haja escoamento, moagem dessa produção e geração de etanol, consequentemente investimento em biocombustíveis e energia renovável.
Por: Isadora Camargo Fonte: Globo Rural
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.