Entre as espécies, está o arroz tradicional (ou agulhinha), produzida em regiões como o Sul do Brasil também vem se destacando nos últimos anos
O arroz é um dos grãos que geram um grande consumo no país. No Brasil, o grão é responsável por 9,94 milhões de toneladas, produção estimada para o ano de 2023. Estados como o Rio Grande do Sul, maior produtor do grão, são os responsáveis pela demanda que, só em 2023, pode encerrar o ano com estimativa de área de plantio de 2,76 milhões de hectares. Somando as 3 maiores safras do país (arroz, feijão e trigo), a produção deve ficar em 2,95 milhões de toneladas, de acordo com dados da Conab.
O grão tem tamanha importância na vida do brasileiro, que foi criado um dia especialmente para ele. O Dia Internacional do Arroz, data comemorada no próximo dia 31 de outubro. E a região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul, é um dos destaques da safra, antes restrita ao Sul do país.
Dentre os nomes mais comuns deste tipo de arroz, está o Oryza rufipogon griff (o antigo Oryza latifolia desv) e Oryza glumaepatula steud, nomes científicos das duas espécies de arroz nativas do Pantanal, também conhecidas como arroz-do-brejo, arroz-do-campo ou simplesmente arroz selvagem, que os índios Guató costumavam chamar de “machacho”.
Só para se ter uma ideia, atualmente existem mais de 100 espécies vegetais nativas do Pantanal sul-mato-grossense – Em todo o estado do Mato Grosso do Sul são mais de 300 – que apresentam potencial alimentício, entre elas, o arroz selvagem ganha destaque por se encontrar entre as que caíram em desuso na dieta dos povos indígenas que habitam a região da várzea do Rio Paraguai. Esse tipo de arroz costumava ser item obrigatório no cardápio das aldeias por ser de brotação natural .
ALGUNS FATOS SOBRE O ARROZ
• A parte externa mais nutritiva da semente de arroz é removida, e serve de alimento para o gado, enquanto o arroz é processado.
• Grãos de arroz quebrados são usados para fermentar a cerveja.
• Celebramos um antigo símbolo asiático de fertilidade, quando jogamos arroz sobre os noivos na saída da igreja.
Fonte: Fazenda San Francisco / Agência Mithi
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.