A indústria agrícola australiana deve ter melhores condições comerciais em 2023, disse em relatório o Rural Bank, uma divisão do Bendigo and Adelaide Bank. O chefe de desenvolvimento de agronegócios do Rural Bank, Andrew Smith, disse que o Acordo de Livre Comércio do Reino Unido, que deve entrar em vigor em 2023, pode ajudar o setor agrícola da Austrália, assim como o Acordo de Cooperação Econômica e Comercial Austrália-Índia, que entrará em vigor neste mês.
“Produtores de carne ovina, amêndoa, lã, lentilha e vinho devem ser os mais beneficiados por um melhor acesso ao mercado indiano”, disse. Ao mesmo tempo, ele avalia que há potencial para relações comerciais mais positivas com a China após as recentes negociações com o país asiático.
Para Smith, os custos de insumos agrícolas serão uma questão-chave em 2023. “A oferta global apertada de fertilizantes, combinada com os altos custos de combustível e mão de obra, pesará nas margens dos produtores”, disse Smith no relatório. Ele acrescentou, porém, que um dólar australiano mais fraco em comparação com o primeiro semestre de 2022 deve elevar a competitividade geral das exportações agrícolas do país.
Fonte: Dow Jones
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.