O setor elétrico alcançou estabilidade regulatória e não há espaço para grandes mudanças na política energética, seja qual for o governo, disse ao Broadcast o diretor-presidente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), Alexei Vivian.
Para ele, o Projeto de Lei 414/2021, que trata da modernização do setor elétrico, é a grande discussão regulatória para as empresas e consumidores de energia, e não deve sofrer alterações numa eventual mudança de governo, uma vez que o Congresso está bem alinhado com o tema esse tema. “Não vejo grandes mudanças na orientação que o setor elétrico vem tendo ao longo dos últimos anos”, disse ele.
Segundo Vivian, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) têm orientação e condutas independentes e próprias para encarar os principais desafios do setor, com atuação pautada pela segurança energética do País.
Ele também espera que nos próximos quatro anos haja avanço das políticas para geração de energia em fontes renováveis, mas sem perder de vista a função das usinas térmicas, para dar confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Fonte: Estadao
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.