Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
quinta-feira, agosto 28, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Stellantis planeja produzir carros elétricos e híbridos no Brasil em 2024

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
2 agosto, 2023
em Tecnologia
Tempo de leitura: 7 minutos
A A
0
Home Mundo Agro Tecnologia

A Stellantis, dona de marcas como Fiat, Citroën, Peugeot e Jeep, desenvolve no Brasil três modelos híbridos de motopropulsão e um 100% elétrico, com o objetivo de produzir e vender automóveis com essas tecnologias no país a partir do ano que vem. O desenvolvimento dessas tecnologias faz parte do projeto de descarbonização do grupo, que tem como metas globais reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030 e neutralizar 100% das emissões até 2038.

O presidente da Stellantis para América do Sul, Antonio Filosa, disse que todas as marcas do grupo terão modelos elétricos ou híbridos a partir do ano que vem no país, mas os primeiros modelos a serem lançados ainda estão em fase de definição. “Acho que as primeiras marcas a lançar vão ser as marcas de maior volume de vendas, como Fiat e Jeep. Acho”, disse Filosa.

Filosa também disse que os carros híbridos e 100% elétricos terão posicionamentos de preços diferentes, havendo possibilidade das marcas Fiat e Citroën apresentarem modelos com preços mais acessíveis. Até 2030, segundo o executivo, o grupo pretende ter 60% das vendas de veículos híbridos.

Em evento para jornalistas realizado no polo automotivo de Betim, a Stellantis apresentou a tecnologia batizada de “Bio-Hybrid”, que combina uso de energia térmica flex e eletrificação. As plataformas híbridas foram desenvolvidas no centro tecnológico do grupo, em associação com fornecedores, pesquisadores e outros parceiros. Essas tecnologias são compatíveis com todas as linhas de produção das três plantas da Stellantis — em Betim, Porto Real (RJ) e Goiana (PE).

Platamformas

A Stellantis desenvolveu quatro plataformas, Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT, BioHybrid Plug-In e BEV (100% elétrica). Cada uma apresenta um grau distinto de combinação térmica e de eletricidade na propulsão do veículo, segundo o vicepresidente do Tech Center da Stellantis na América do Sul, Marcio Tonani. Das quatro arquiteturas em desenvolvimento, a Bio-Hybrid é a mais acessível em termos de custos e a mais cara é a do carro 100% elétrico (BEV).

A plataforma Bio-Hybrid tem um novo dispositivo elétrico multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. O equipamento é capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, que gera torque adicional para o motor térmico do veículo, bem como energia elétrica para carregar a bateria adicional de Lítio-Íon de 12 volts, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo.

A plataforma Bio-Hybrid e-DCT possui dois motores elétricos. O primeiro substitui o alternador e o motor de partida. O outro motor elétrico é acoplado à transmissão. Uma bateria de Lítio-Íon de 48 volts dá suporte ao sistema e é alimentada pelos dispositivos. Uma gestão eletrônica controla a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia.

A plataforma Bio-Hybrid Plug-In possui bateria de Lítio-Íon de 380 volts recarregada com sistema de regeneração nas desacelerações, alimentada pelo motor térmico do veículo ou através de fonte de alimentação eterna elétrica (plug-in). A arquitetura conta ainda com motor elétrico que entrega potência diretamente para as rodas do carro.

Por fim, a arquitetura BEV (100% elétrica) é totalmente impulsionada por motor elétrico de alta tensão, alimentado por uma bateria recarregável de 400 volts, por sistema de regeneração ou plug-in. A arquitetura oferece torque instantâneo, com acelerações rápidas e responsivas.

Competitividade

Os esforços de desenvolvimento dessas tecnologias começaram em 2022, com a criação do Bio-Electro, uma plataforma de aceleração de tecnologias híbridas de motopropulsão. A Stellantis optou por adotar no Brasil tecnologias de descarbonização que combinam uso de etanol e eletrificação, até que seja feita a eletrificação total da frota de veículos.

“Nós acreditamos que a mais competitiva no mercado, a mais disponível e a que os números confirmam ser das melhores é a combinação de eletrificação e do etanol. Nós vamos fazer isso localizando as tecnologias, criando mais riqueza para o Brasil em todos os territórios onde nós estamos”, afirmou Filosa.

“Pelo fato da gente ter uma grande ajuda do etanol na descarbonização, a gente não precisa fazer esse salto de forma disruptiva. Se fizer isso, a gente vai simplesmente jogar fora toda uma cadeia produtiva. Mais de 85% da nossa frota hoje é flex. A gente só precisa ter estratégia de oferecer combinações de híbridos em diferentes níveis”, afirmou o vice-presidente de assuntos regulatórios para América do Sul da Stellantis, João Irineu Medeiros.

Recentemente, a Stellantis fez um teste dinâmico com um veículo quando alimentado com quatro fontes diferentes de energia, para medir a emissão total de carbono em cada situação. O automóvel foi abastecido com etanol e comparado em tempo real com a mesma situação de rodagem em três alternativas: com gasolina tipo C; 100% elétrico, abastecido na matriz energética brasileira, e 100% elétrico abastecido na matriz energética europeia. A comparação considerou o ciclo de vida completo de emissão de CO2 do veículo. A propulsão a etanol emitiu 18% menos CO2 do que um veículo elétrico abastecido com energia europeia, devido à sua geração baseada em fontes fósseis. Na comparação com gasolina, a redução das emissões é cerca de 60%.

Filosa acrescentou que a adoção de modelo híbrido com o etanol é uma oportunidade de reindustrialização e de reconfiguração da indústria nacional de autopeças. Filosa considerou fundamental para a evolução dos negócios a nacionalização de componentes e de fornecedores, além da descentralização da indústria para equilibrar a oferta de componentes em todo o país. “Com produção local estaremos protegidos contra variações do câmbio, protegidos contra custos logísticos de importação. Isso vai nos ajudar a baixar os custos unitários de graus crescentes de eletrificação”, afirmou o executivo.

O vice-presidente sênior dos centros técnicos de engenharia para América do Sul da Stellantis, Márcio Tonani, disse que, atualmente, apenas o carro 100% elétrico ainda não possui fornecedores locais para todos os componentes. “Mas é o futuro ter fornecedores locais. Estamos no momento de desenvolvimento desses fornecedores”, acrescentou Tonani.

Tonani disse ainda que a Stellantis deve desenvolver tecnologia para uso do hidrogênio verde no Brasil no futuro, mas vai ser preciso primeiro reduzir o custo dessa tecnologia. Na Alemanha, a empresa tem modelo movido a hidrogênio com a marca Open.

Desempenho e lançamentos

A Stellantis encerrou o primeiro semestre do ano com receita blogal de 98,37 bilhões de euros (US$ 108,75 bilhões), um aumento de 12% em relação ao primeiro semestre de 2022. O lucro líquido aumentou 37%, para 10,92 bilhões de euros. O lucro operacional ajustado aumentou 11%, para 14,13 bilhões de euros. A margem de receita operacional ajustada foi de 14,4%, ante 14,5% um ano antes.

A empresa informou que, na América do Sul, atingiu participação de mercado e 23,7%, um recorde, com vendas de 411 mil unidades. O grupo consolidou sua liderança no Brasil, com 32,3% de participação de mercado, na Argentina (31,2%), no Chile (12,1%) e no Uruguai (24,6%).

Filosa destacou crescimento de 336% nas vendas do Rampage e o fato da Peugeot ter superado 14 mil emplacamentos em junho no Brasil. A Fiat foi a marca mais vendida no país e no continente. O Fiat Strada foi o modelo mais vendido no país. “Consolidamos a liderança em quatro países e crescemos em todos os países da América do Sul. Ainda temos muito a fazer”, afirmou Filosa.

A Stellantis prevê lançar na América do Sul 43 veículos, sendo 17 SUVs, 9 carros de passeio, 9 vans e 8 picapes, de oito marcas — Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram, Abart, Opel e DS — essas duas últimas fora do Brasil. Entre as novidades está a primeira picape compacta turbo e a industrialização local do Citroën C3 Aircross.

Questionado sobre como vê o cenário brasileiro, Filosa disse ver tendência de queda na taxa básica de juros (Selic) e inflação sob controle, fatores que devem favorecer a aceleração das vendas de veículos e imóveis. Considerando a tendência de melhora nos setores imobiliário e automotivo e o crescimento do agronegócio, o cenário é de crescimento do PIB. O executivo não espera que o governo brasileiro crie incentivos para a venda de carros elétricos no país, devido ao baixo nível de emissões de carbono da frota brasileira por causa do uso do etanol.

Fonte: Valor Econômico

◄ Leia outras notícias

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

Fazenda brasileira é a primeira do mundo a conquistar certificação em olivicultura

Próximo post

Etanol deve ficar menos competitivo com alta de mistura na gasolina

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

III Simpósio Nacional de Tecnologia Industrial do GEP acontece em setembro, em Ribeirão Preto
Leia mais

III Simpósio Nacional de Tecnologia Industrial do GEP acontece em setembro, em Ribeirão Preto

por Redação Visão Agro
28 agosto, 2025

Nos dias 24 e 25 de setembro de 2025, será realizado na AEAARP – Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia...

Ler maisDetails
Empresa aposta em IA para transformar plantas industriais em operações autônomas
Tecnologia

Empresa aposta em IA para transformar plantas industriais em operações autônomas

por Fabio Palaveri
27 agosto, 2025

Co-Founder da Nevol, Ricardo Cecilio em entrevista ao Portal Visão Agro | Imagem: Maria Reis Uma empresa brasileira vem desenvolvendo...

Ler maisDetails
IRBI apresenta inovações tecnológicas para o setor sucroenergético
Carrossel

IRBI apresenta inovações tecnológicas para o setor sucroenergético

por Redação Visão Agro
20 agosto, 2025

Paulo Biagi, diretor da IRBI, em entrevista ao Portal Visão Agro | Foto: Arquivo Visão Agro A IRBI Máquinas e...

Ler maisDetails
Smar e WEG criam solução de gestão de ativos para a Nardini com potencial para todo o setor sucroenergético
Tecnologia

Smar e WEG criam solução de gestão de ativos para a Nardini com potencial para todo o setor sucroenergético

por Redação Visão Agro
20 agosto, 2025

Diretor Presidente da Nova Smar, Libânio Carlos de Souza em entrevista ao Portal Visão Agro A Nova Smar, referência global...

Ler maisDetails
Alusolda oferece soluções de corte a plasma que aumentam produtividade e reduzem custos para empresas
Tecnologia

Alusolda oferece soluções de corte a plasma que aumentam produtividade e reduzem custos para empresas

por Redação Visão Agro
19 agosto, 2025

Paulo César, diretor da Alusolda, durante entrevista ao Portal Visão Agro. A Alusolda, referência nacional em locação de equipamentos de...

Ler maisDetails
Germek apresenta tecnologia inédita de combustão para maior eficiência e sustentabilidade industrial
Tecnologia

Germek apresenta tecnologia inédita de combustão para maior eficiência e sustentabilidade industrial

por Redação Visão Agro
18 agosto, 2025

Inovação da Germek em destaque: nova tecnologia de combustão sustentável apresentada na 31ª edição da Fenasucro. A Germek Equipamentos, empresa...

Ler maisDetails
IMA Experience volta com 2ª edição e se consolida como referência em digitalização industrial
Eventos

IMA Experience volta com 2ª edição e se consolida como referência em digitalização industrial

por Redação Visão Agro
28 julho, 2025

Após o sucesso da primeira edição, o IMA Experience – Industry Management Experience anuncia sua segunda edição, marcada para o...

Ler maisDetails
Tecnologia japonesa será usada em produção de fertilizantes ecológicos em Goiás
Tecnologia

Tecnologia japonesa será usada em produção de fertilizantes ecológicos em Goiás

por Redação Visão Agro
16 julho, 2025

Proposta consiste na fabricação de amônia aquosa verde a partir do bagaço da cana-de-açúcar Foto: Envato Uma nova iniciativa voltada...

Ler maisDetails
Diretor de Marketing da Corteva fala sobre nova solução para proteção de cana-de-açúcar
Cana de Açúcar

Diretor de Marketing da Corteva fala sobre nova solução para proteção de cana-de-açúcar

por Redação Visão Agro
16 julho, 2025

Empresa lança o Linear e projeta novos produtos biológicos até 2027 Diretor de Marketing da empresa para Brasil e Paraguai,...

Ler maisDetails
Evento nacional de inteligência artificial com foco em aplicação prática estreia em Ribeirão Preto
Eventos

Evento nacional de inteligência artificial com foco em aplicação prática estreia em Ribeirão Preto

por Redação Visão Agro
30 junho, 2025

A cidade de Ribeirão Preto será palco da primeira edição do AI Festival, que acontece no dia 12 de julho...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post
etanol

Etanol deve ficar menos competitivo com alta de mistura na gasolina

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36