De acordo com relatório da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) publicado nesta quarta (19/7), a demanda global por eletricidade deve crescer 2% este ano, ligeiramente abaixo da taxa de 2,3% alcançada em 2022. A recuperação pode vir em 2024, com as projeções indicando aumento de 3,3%.
As projeções da IEA indicam que o avanço do consumo de energia em todo o mundo diminuirá à medida que países mais ricos lidam com os efeitos contínuos da crise energética e a desaceleração econômica global.
Na União Europeia, por exemplo, a busca por eletricidade deve cair para o nível mais baixo em 20 anos, após duas quedas consecutivas.
Em 2022, quase dois terços da redução total na demanda por eletricidade na UE decorreu de indústrias com alto consumo energético, afetadas pelos preços elevados de energia após o início da guerra na Ucrânia. A agência estima que essa tendência continuará em 2023.
Tanto na UE como no Japão, a procura por energia deve declinar 3%. Já nos Estados Unidos, a demanda deve cair quase 2% este ano.
Fonte: Agência epbr
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.