O agronegócio brasileiro segue em plena ascensão e a tecnologia é uma grande aliada deste processo, ao potencializar a operação agrícola. A inovação tem papel preponderante na maximização dos resultados. Olhando mais de perto para as demandas de mercado, é possível traçar algumas tendências claras de uso da tecnologia no agro.
– Uso de softwares especializados para gestão agrícola permitem mais produtividade e eficiência em todas as etapas da cadeia produtiva: antes, durante e após a colheita.
– Sistemas que mapeiam áreas da propriedade usando imagens de satélite ou que controlam maquinários para a pulverização, plantação e colheita, soluções que acompanham as oscilações de preço do mercado e de sensores e dispositivos móveis são importantes aliados ao enviar dados e informações ao produtor e ajudam a minimizar os riscos da operação.
– A coleta de dados é um diferencial estratégico que melhora o planejamento e a gestão eficiente da operação. Com a chegada da rede 5G ao campo, essa conectividade irá permitir o compartilhamento de informações em tempo real, o que vai impulsionar ainda mais o uso da Internet das Coisas (IoT) nessas regiões.
– A rede 5G também vai exponenciar a quantidade de dados a serem processados, o que deve impulsionar cada vez mais a Inteligência Artificial aplicada ao agronegócio, que é capaz de analisar e interpretar um alto volume de informações e dados, gerando indicadores e prevendo tendências para tomadas de decisão mais assertivas.
Diante de um cenário tão promissor para o setor, a dúvida não é mais “investir ou não em tecnologias para o agro”, mas avaliar quais as tecnologias devem ser priorizadas, de acordo com as particularidades de cada negócio. Uma coisa é certa: quanto antes essa digitalização ocorrer, melhor.
Fabrício Orrigo
Diretor de produtos de Agro da TOTVS
Fonte: Udop
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.