Temperatura devem subir no Centro-Oeste ao longo da semana
O tempo deve permanecer seco durante a semana em boa parte do país, com chuvas em poucas regiões, como o leste do Rio Grande do Sul, na costa litorânea entre Salvador e Recife, e no norte da região Norte. O Sudeste ainda deve registrar amplitude térmica elevada, enquanto o Centro-Oeste terá elevação de temperaturas.
Nesta segunda-feira (15), a cidade de São Paulo vai ter um começo de semana sem chuva, mas com temperatura ainda baixa, segundo o Climatempo. Também não há previsão de chuvas para Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. As temperaturas máximas em Minas Gerais devem subir.
Região Centro-Oeste
Também não deve chover em nenhuma área Centro-Oeste. Em Mato Grosso do Sul, o início da semana ainda será marcado por temperaturas amenas em Ponta Porã e na região de Naviraí. Nos dias subsequentes, as temperaturas devem voltar a subir na região como um todo.
Na segunda-feira, a temperatura em Goiânia deve chegar à máxima de 30ºC. Na quinta-feira (18/7), a máxima em Cuiabá deve chegar a 35ºC.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial relacionado à baixa umidade na região de Goiás, Tocantins, oeste da Bahia, sul do Piauí, do Maranhão e do Pará, nordeste de Mato Grosso, oeste de Minas Gerais e extremo norte de São Paulo. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar ficará entre 30% e 20%, o que oferece “baixo risco de incêndios florestais e à saúde”.
Região Sul
Na região Sul, a semana deve começar chuvosa no litoral norte do Rio Grande do Sul e no litoral sul e leste de Santa Catarina. As capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba também devem receber chuvas no início da semana, combinadas com baixas temperaturas. Já o interior dos três Estados deve ficar sem chuva.
Em Curitiba, as temperaturas devem oscilar entre 13ºC e 15ºC nesta segunda-feira, e as máximas devem subir aos poucos nos dias seguintes. Na quinta-feira, a máxima deve chegar a 21ºC.
Região Norte
A região Norte deve receber mais umidade na semana relacionada à zona de convergência intertropical (ZCIT), e há alerta para teporal em Boa Vista (RR). Já a faixa sul da região deve seguir sob influência do ar seco, sem chuva desde o Acre até Tocantins, segundo o Climatempo.
As temperaturas devem seguir elevadas na região. Em Manaus e em Belém, a máxima deve se manter em 33ºC ao menos até quinta-feira. Em Porto Velho, a máxima deve chegar a 29ºC na segunda-feira e a 34ºC na quinta-feira.
Região Nordeste
No Nordeste, devem predominar as temperaturas elevadas e possibilidades de chuvas isoladas no litoral. Já no interior, deve predominar o sol, muito calor e uma umidade do ar ainda baixa, segundo o Climatempo.
Por: Camila Souza Ramos Fonte: Globo Rural
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.