Alívio deve chegar para as principais regiões produtoras agrícolas do país; primeiras chuvas chegam com intensidade
Os últimos dias da primavera serão marcados pela volta da chuva em importante áreas de produção agrícola do país. A estação que foi marcada por ondas de calor intensas e chuvas irregulares tem agora a previsão do avanço de áreas de instabilidade do sul ao norte do país.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas de instabilidade começaram a ganhar força nesta terça-feira. No modelo Cosmo é possível ver a previsão de chuvas em todo o Brasil, mas ainda com muita irregularidade.
Os volumes também continuam abaixo do ideal, mas em algumas localidades o acumulado pode ultrapassar os 30mm. A tendência é que a chuva ganhe intensidade nos próximos dias em áreas como norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
As três regiões têm sentido os impactos da seca e altas temperaturas. Devido as altas temperaturas das últimas semanas, as primeiras chuvas podem chegar com intensidade e potencial para ventania e queda de granizo em todo Centro-Norte do Brasil.
Também são previstas chuvas para o Centro-Oeste. O modelo prevê acumulados entre 20mm e 40mm nos próximos dois dias, com destaque para Goiás que deve receber as chuvas mais significativas no período.
Os volumes mais expressivos são esperados para Minas Gerais no período. Além disso, o NOAA reduz as chuvas para o Sul do Brasil nos próximos sete dias.
A tendência é que entre os dias 27 de dezembro e 4 de janeiro, as chuvas ganhem ainda mais intensidade na região Central do Brasil e também em áreas do Matopiba. A tendência é que as duas regiões registrem acumulados acima de 100mm no período, além de manter a previsão de volumes mais baixos para o sul do Brasil.
Fonte: Notícias Agrícolas
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.