O jornalista Fábio Palaveri, do Portal Visão Agro, conversou com o renomado professor, escritor, engenheiro agrônomo e influenciador Marcos Fava Neves, que compartilhou suas perspectivas para o agronegócio brasileiro nos próximos dez anos. Segundo ele, o Brasil está posicionado para dominar significativamente os mercados globais de commodities agrícolas.
O professor destacou que o Brasil está a caminho de se tornar um dos maiores players globais no mercado de commodities agrícolas. “Estamos esperando um crescimento significativo, com o Brasil ocupando praticamente dois terços do mercado mundial de soja, um terço do mercado de milho, 40% do mercado de frango, 30% do boi e 20% da carne suína”, afirmou. Além disso, ele mencionou o crescimento esperado para a produção de cana-de-açúcar e açúcar.
Fava Neves alertou sobre a importância da gestão de custos para os produtores. “É fundamental que o produtor controle bem seus custos de produção para garantir margens de lucro. Não adianta o Brasil ocupar mercados se os produtores não obtêm renda suficiente para sustentar suas atividades”, observou.
Outro ponto crucial discutido foi o impacto da produção de soja e milho na exportação de carnes. “A estratégia do Brasil deve ser ocupar o mercado mundial de soja e milho, mas também aumentar a exportação de frangos e suínos, que geram mais empregos e têm maior valor agregado”, explicou Fava Neves. Ele ressaltou que, embora os grãos agreguem valor, a carne oferece resultados econômicos mais significativos.
Confira a entrevista completa:
Fonte: Fábio Palaveri – Visão Agro
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.