Evento reuniu mais de 600 mulheres da cana-de-açúcar no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto-SP
Integrantes da equipe Visão Agro, Bruna Toledo e Mayara Valossi representaram a empresa no 12° Encontro Cana Substantivo Feminino, um dos maiores eventos do mundo dirigido às mulheres da cana-de-açúcar – profissionais de unidades bioenergéticas, produtoras de cana, profissionais de companhias de insumos, jornalistas, consultoras e pesquisadoras. O encontro, que reuniu mais de 600 mulheres do setor bioenergético nesta quinta-feira (21), visa discutir ações para aumentar a presença feminina na agroindústria canavieira, além de abrir espaço para as profissionais e as produtoras rurais falarem sobre o trabalho que realizam e darem sugestões para aumentar a sustentabilidade do setor.
Jornalista e criadora do evento anual, Luciana Paiva pondera que o crescimento do encontro reflete a maior presença feminina no setor. “Em 2012, quando realizamos a 1ª edição do Encontro, a média de mulheres no setor era entre 7 e 8%, em 2023 a média foi de 17% e é ascendente. São profissionais qualificadas, várias em cargos de liderança, formadoras de opinião e com poder na tomada de decisões”.
“Uma das principais características femininas é justamente a versatilidade. As mulheres sempre tiveram competência para lidar com as situações mais adversas possíveis nas mais diferentes esferas da sociedade. Acontece que, infelizmente, nossa luta constante ainda é pouco reconhecida. Por isso, encontros como esse são tão importantes. O agronegócio todo carece de lideranças femininas, portanto é preciso sim levantarmos essa bandeira, atrair os holofotes para essa temática tão importante para a implementação de práticas mais éticas, responsáveis e voltadas para o bem-estar social de todos”, explica Mayara Valossi.
“Em feiras e eventos, por exemplo, era comum ver as mulheres sendo tratadas apenas como um recurso visual para atrair visitantes aos estandes, muitas vezes sendo instruídas a vestir roupas provocativas. Por isso, ficamos felizes em observar que essa mentalidade está evoluindo a cada dia. As mulheres estão ganhando destaque e reconhecimento legítimo em todas as áreas do setor canavieiro. Seja na produção, nas lavouras, na gestão ou na liderança das empresas, elas desempenham papéis essenciais que contribuem não apenas para a eficiência e a sustentabilidade, mas também para a inovação e a resiliência do segmento. Essa presença feminina não só enriquece a diversidade do setor, mas também inspira novas perspectivas e abordagens que impulsionam seu desenvolvimento de forma mais equitativa e inclusiva”, conclui Bruna Toledo.
Fonte: Fábio Palaveri – Visão Agro
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.