A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – iniciou a operação do novo corredor de fertilizantes da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que liga o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam) ao recém-inaugurado Terminal de Fertilizantes de Uberaba (TFER), no Triângulo Mineiro. Para viabilizar o fluxo de transporte, fruto de contrato assinado em 2021, a companhia investiu aproximadamente R$ 40 milhões, aplicados na construção de uma tulha de carregamento ferroviário no Tiplam, em interligações aos terminais e adequações de linhas férreas, capacitação e aplicação da frota de vagões e locomotivas, além da ampliação do pátio ferroviário que dá acesso ao Distrito Industrial IIII de Uberaba.
O TFER realizará o recebimento, armazenagem e movimentação dos produtos para as companhias de fertilizantes instaladas no Distrito Industrial de Uberaba (DI3) e região. “Com o início da operação, a VLI torna seu atendimento aos produtores da região ainda mais amplo, uma vez que a companhia também atende a empresas e produtores do Triângulo Mineiro por meio do Terminal Integrador de Araguari”, afirma o gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI, Alexandre Biller.
O novo fluxo de transporte integra um empreendimento da VLI e da TFER, joint venture entre a Link Logistic Group e a Construtora Terraço, em projeto que demandou investimentos de R$ 107 milhões das empresas envolvidas.
FONTE: Porto e Navios
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.