O ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética Maurício Tolmasquim afirmou que o etanol deve valorizar em novembro por conta de safra. Em entrevista à CNN, ele disse que, historicamente, o combustível tende a ser mais competitivo com a gasolina até o penúltimo mês do ano.
“Quando entra no período da entre-safra, o preço do etanol [tende] a subir e perde a competitividade”. O período da safra começou em maio.
Tolmasquim declarou também que preço do etanol é muito influenciado pela qualidade da safra. “Atualmente, está boa, o que permite os usineiros colocarem o preço atrativo”.
As regiões com melhor valor devem ser sudeste e centro-oeste, que estão mais perto das usinas.
Em São Paulo, por exemplo, o etanol já estava mais competitivo que a gasolina. E com a redução do ICMS ao mesmo tempo, o analista acredita que a competitividade entre os combustíveis irá aumentar.
Preços nos estados
Apesar da redução tributária, Tolmasquim diz que o etanol deve variar de estado para estado, assim, “é importante que o consumidor de cada região olhe faça o cálculo para ver se vale a pena comprar [o etanol]”.
E mesmo dentro de um único estado, podem existir diferentes preços, já que os postos são independentes e podem repassar ou não a redução no preço da bomba.
Fonte: CNN Brasil