Com certeza você já ouvir diversas recomendações sobre o uso de etanol e gasolina. Mas será que todas são verdadeiras?Confira a seguir os principais mitos e verdades sobre esses tipos de combustíveis.
Qual a diferença entre etanol e gasolina?
A diferença entre o etanol e a gasolina é a sua matéria-prima. Enquanto o etanol é produzido a partir de fontes orgânicas e renováveis, como milho e cana de açúcar, a gasolina é derivada do petróleo. Por isso, ela é composta por produtos oxigenados, hidrocarbonetos e compostos de nitrogênio e enxofre.
Em contrapartida, o etanol tem como o seu principal componente o álcool. Porém, para que o combustível tenha qualidade, é necessário que a concentração de álcool seja de aproximadamente 96%. Então, podemos esperar que o etanol e a gasolina se comportem de formas diferentes em nosso automóvel.
Etanol x Gasolina:
Mitos e Verdades que podem estar prejudicando o rendimento do seu combustível
Sem dúvida, você já ouviu muitas afirmações sobre o desempenho do etanol e da gasolina. Mas, será que todas são verdade? Confira a seguir!
MITO: Misturar os dois tipos de combustível prejudica o motor dos veículos flex!
Os motores dos veículos flex são fabricados para funcionar corretamente, independente da proporção de etanol e gasolina presentes no tanque, diferente dos carros que funcionam apenas a base de gasolina. Isso acontece porque a central eletrônica do sistema de injeção tem a capacidade de reconhecer o quanto de cada combustível há no tanque e regular a queima da mistura; garantindo o máximo de eficiência o tempo todo.
VERDADE: Etanol deixa o motor mais limpo
Como o etanol é composto basicamente por álcool e água, a sua queima não libera quase nenhum resíduo sólido. Além disso, ele também tem atua como um solvente, limpando os locais por onde passa.
Por isso, quando usamos etanol com frequência, a vida útil do filtro de combustível é aumentada.
MITO: o etanol precisa estar 70% mais barato do que a gasolina para valer a pena
Embora esse cálculo seja bastante utilizado para definir qual o combustível com melhor custo-benefício, existem outros fatores que podem influenciar na escolha, como a qualidade do etanol e da gasolina.
Além disso, como o desempenho do motor varia de acordo com o tipo de combustível, esse cálculo não é preciso.
MITO: combustíveis aditivados melhoram o desempenho do motor
Diferente do que muitos pensam, a gasolina e o etanol aditivados têm a função de auxiliar na eliminação dos resíduos sólidos que se acumulam no sistema de injeção eletrônica e não de melhorar o desempenho do veículo.
É importante lembrar que quando o motor está sujo, a queima de combustível ficará prejudicada, afetando o seu desempenho. Então, usar etanol ou gasolina aditivada de vez em quando pode evitar a evitar esse tipo de situação.
Porém, fazer a limpeza do propulsor pode resolver o problema da mesma forma, ou até com mais eficiência.
Embora existam combustíveis que sejam capazes de aumentar a potência do motor, como as gasolinas de alta octanagem, elas só são eficientes em veículos que tem motores de alta taxa de compressão.
VERDADE: em dias frios, o etanol causa falha de partida
De fato, o etanol pode causar falhas na partida quando o motor do veículo está frio. Isso acontece porque, quando está uma temperatura baixa, esse combustível fica em estado líquido, o que torna a sua queima mais difícil. Por isso, é necessário manter o tanquinho de partida frio abastecido com gasolina.
Contudo, essa afirmação só é verdadeira para veículos mais antigos. Os modelos mais novos não precisam de gasolina para ligar o automóvel, pois contam com tecnologias mais modernas. Assim, basta esperar que a luz da injeção eletrônica apague para dar a partida.
Fique atento: caso você tenha dificuldade para dar a partida em dias frios, isso pode ser um sinal de que o automóvel apresenta alguma falha ou que o combustível utilizado não é de boa qualidade.
MITO: usar etanol prejudica a eficiência do motor
Na verdade, dependendo das características de cada veículo, o uso do etanol pode aumentar o desempenho do motor em até 30%. Porém, devido a sua composição, o etanol rende menos do que a gasolina.
MITO: quem compra um veículo flex 0 Km precisa fazer o primeiro abastecimento com gasolina
Como sabemos, os automóveis flex foi projetado para funcionar tanto com etanol como com gasolina. Porém, antes de ser entregue pela concessionária, o veículo é abastecido com um único tipo de combustível para passar por alguns testes. Então, quando a central eletrônica recebe um combustível diferente, ela demora um tempo para se adaptar.
Por isso, ao comprar um veículo flex 0 Km, recomenda-se que o proprietário faça o primeiro abastecimento com um tipo de combustível (seja ele gasolina ou etanol) e não o desligue por pelo menos 15 minutos. Assim, a central eletrônica terá tempo para reconhecer e se adaptar ao novo produto.
MITO: é necessário fazer o rodízio dos combustíveis
A grande vantagem dos veículos flex é poder escolher pelo combustível que traz melhor custo-benefício no momento. Por isso, não há nenhum problema em usar somente etanol ou gasolina por muito tempo.
Semelhantemente, não é preciso abastecer o carro com uma determinada proporção entre gasolina e etanol, pois esse tipo de automóvel ajusta a queima do combustível automaticamente para garantir que o motor trabalhe com alta eficiência.
Afinal, qual é melhor: álcool ou gasolina?
Para decidir qual tipo de combustível é melhor, nós precisamos levar em consideração a sua composição. Por exemplo, em comparação com o etanol, a gasolina tem propriedades que garantem que uma quantidade maior de energia seja liberada. Assim, o motor do veículo consegue trabalhar mais usando menos produto.
Por outro lado, o etanol suporta maior compressão do que a gasolina, o que aumenta a potência do motor. Contudo, isso também resulta em maior consumo de combustível. Além disso, o etanol tem grau de corrosão maior do que a gasolina. Por isso, o seu uso pode acelerar o processo de corrosão das peças.
Outro fator que deve ser levado em consideração ao escolher o melhor combustível são os danos que ele causa ao meio ambiente. Via de regra, o etanol polui menos, pois a sua queima libera menos dióxido e monóxido de carbono quando comparado com a gasolina.
Por ser derivada de petróleo, a gasolina também produz dióxido de enxofre ao ser queimada – o que não acontece com o etanol.
De qualquer forma, lembre-se sempre de consultar o manual do seu veículo ou um profissional de confiança para evitar fazer uso incorreto do etanol ou da gasolina.
FONTE: Contagem Motopeças
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.