Excesso de chuvas e as baixas temperaturas afetaram algumas lavouras de milho
Progresso: 24.4% Emergência; 76.0% Desenvolvimento Vegetativo; 1.7% Floração
Semana Anterior: 27.7% Emergência; 72.3% Desenvolvimento Vegetativo
De acordo com o último monitoramento semanal das condições das lavouras, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), algumas lavouras da região centro-sul tiveram o desenvolvimento comprometido devido às condições do tempo. No cenário nacional, o plantio avança em 35.8% até o dia 22 de outubro, 1.8% atrasado em relação ao mesmo período da safra passada.
Mesmo assim, no Rio Grande do Sul, as lavouras evoluem satisfatoriamente, com os tratos culturais sendo realizados no momento adequado. Já no Paraná, as chuvas recorrentes atrasaram o plantio.
A maioria das lavouras apresenta bom desenvolvimento, porém 12% das áreas estão em situação ruim ou regular, devido ao excesso de chuvas e as baixas temperaturas, que provocam atraso no desenvolvimento.
Em Santa Catarina, o plantio e o desenvolvimento inicial também foi prejudicado pelo excesso hídrico e as baixas temperaturas. Em Minas Gerais, a regularização das chuvas trouxe uma recuperação da umidade do solo o que favorece o avanço do plantio no estado.
Em Goiás, há tendência de redução da área. Na região Leste, 45% da área prevista foi semeada.
Na Bahia, o plantio teve início em áreas irrigadas. O plantio de sequeiro terá seu início após a regularização das chuvas o que é previsto para as próximas semanas.
Fonte: CONAB
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.