Muita nebulosidade, chuva volumosa, temperaturas mais baixas e até possibilidade de invernada (frio rigoroso e chuvoso). Condições típicas de inverno, certo? Não! De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Climatempo, essas questões climáticas serão registradas no Brasil ao decorrer dos próximos dias, em plena fase inicial do verão no Hemisfério Sul.
“Esse início de estação não terá a cara do verão”, enfatizou Maria Clara ao participar da edição desta quarta-feira (21) do telejornal ???´Mercado & Companhia???´. Para o tempo diferente do que é comum para essa época do ano, a meteorologista explicou que isso se dará como consequência do fenômeno La Niña, que segue ativo, assim como o corredor de umidade que está posicionado entre o Norte e o Sudeste do país.
“Temos previsão de chuvas bastante significativas. Esse corredor de umidade é mais típico do verão, mas quando temos o La Niña, ele se forma com mais frequência e é mais duradouro”, explicou Maria Clara. Dessa forma, boa parte do Brasil deve registrar acumulados de água até a virada de ano.
Sem chuvas no RS no início do verão
Segundo a meteorologista, o Rio Grande do Sul seguirá enfrentando o clima seco até o dia 31 de dezembro. Isso porque a previsão do tempo indica para a ausência de chuvas significativas no sul e oeste gaúcho até o fim de 2022.
Fonte: Canal Rural
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.