A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Suínos e Aves, sediada em Concórdia (SC), assinou na terça-feira (22) um contrato de licenciamento com a West Aves, granja de reprodução do município de Joaçaba (SC). A empresa fundada em 2017 vai ajudar a estatal a realizar a multiplicação e comercialização das suas linhagens avícolas. Fazem parte do contrato a venda das linhas para frango de corte tipo industrial (Embrapa 021), poedeira tipo industrial (Embrapa 031 e 011) e frango de corte tipo colonial/caipira (Embrapa 041).
“É um projeto de muita evolução para a avicultura brasileira, onde a genética brasileira está sendo comercializada, tanto de corte e postura industrial como de corte colonial, atendendo exigências de produtividade e biosseguridade”, afirma Adilson Mognol, presidente da West Aves. Para o projeto, a companhia implementou uma granja de reprodução no município de Piratini (RS), seguindo todos os requisitos técnicos e de biosseguridade de acordo com a Embrapa. Também disponibiliza outras infraestruturas, como incubatório e fábricas de ração, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul para multiplicação dos produtos genéticos da Embrapa.
Leia mais: 6 tendências para os grãos na virada para 2023
Para a Embrapa Suínos e Aves, viabilizar ajuda a colocar suas linhagens de maneira mais acessível no mercado e também possibilita a sustentabilidade financeira do NCGA (Núcleo de Conservação Genética de Aves), centro de estudos genéticos localizado em Concórdia (SC).
A parceria entre as duas empresas também resulta no projeto de inovação aberta “Melhoramento genético de frangos de corte e galinhas poedeiras”, que integra a programação de pesquisa da Embrapa. O projeto prevê o desenvolvimento de novos genótipos de frango de corte tipo industrial, frango de corte tipo colonial/caipira, galinha poedeira tipo industrial de ovos castanhos e galinha poedeira tipo industrial de ovos brancos a partir das linhas puras mantidas no NCGA.
Quais as linhagens produzidas?
Embrapa 011: poedeira tipo industrial, é uma galinha híbrida, produzida pelo cruzamento de linhas puras, focadas na produção comercial de ovos de casca branca. Elas adaptam-se bem em sistemas de produção de ovos em gaiolas, como também em sistemas livres de gaiolas.
Embrapa 021: frango de corte, é um híbrido duplo, de quatro linhas selecionadas para melhor conversão alimentar, maior ganho de peso e rendimento de carcaça. Tem potencial de alcançar 2,960 Kg aos 42 dias de idade.
Embrapa 031: poedeira, é uma galinha híbrida, produzida pelo cruzamento de linhas puras, focadas na produção comercial de ovos de casca marrom (castanhos). Elas adaptam-se bem em sistemas de produção de ovos em gaiolas, como também em sistemas livres de gaiolas.
Embrapa 041: frango de corte tipo colonial, é um híbrido de crescimento lento, resultante de cruzamento controlado entre raças de galinhas pesadas e semipesadas. Ele tem carne mais consistente, com menos gordura.
FONTE: Forbes
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram