Em mais de uma década, a oleaginosa brasileira deu grandes saltos. Para dar continuidade a essa história, o projeto vai se aproximar ainda mais do produtor
Acompanhar de perto o protagonismo da soja no Brasil não é uma tarefa fácil. Há toda uma cadeia envolvida e quem está na ponta, o produtor, tem de matar um leão por dia para planejar e instalar a sua lavoura.
Além da produção precisar ser rentável e sustentável, ela deve ajudar a garantir a segurança alimentar do país e do mundo. É uma responsabilidade imensa.
Em todo o ciclo da cultura, a informação é essencial para que o sojicultor adote as melhores práticas de manejo, enfrente de forma eficiente as pragas que insistem em ocorrer, planeje-se frente às ocorrências climáticas e saiba a melhor hora de comercializar a sua produção.
Para disseminar todo esse conhecimento é que o Soja Brasil existe. Quando o projeto – iniciativa da Aprosoja Brasil e do Canal Rural – se iniciou, na temporada 2010/11, o país produzia menos da metade da soja que cultiva hoje em dia.
Veja essa evolução
Os números da Conab mostram o progresso da safra brasileira:
- 82% de incremento da área plantada;
- 106,7% de aumento na produção;
- 13,5% de crescimento na produtividade.
O Brasil era outro. A sojicultura era outra. No início do Projeto Soja Brasil, os produtores e pesquisadores mais otimistas apenas vislumbravam que o país poderia, um dia, assumir a dianteira global na produção e exportação da oleaginosa.
No entanto, a liderança veio em poucos anos e hoje o país é absoluto, desbancando os Estados Unidos em todas as frentes, sendo o principal remetente da soja ao maior consumidor do mundo, a China.
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Protagonismo na balança comercial
Se é o agronegócio que garante o superávit da balança comercial, é o complexo soja que, em boa parte, sustenta essa performance.
Dados de 2020 a 2022 mostram a força do grão e a crescente participação do farelo e óleo na composição da receita cambial do setor no Brasil:
- 2020: contribuiu com uma receita de US$ 35,16 bilhões
- 2021: US$ 47,38 bilhões
- 2023: US$ 60,81 bilhões
Nesses números, há uma participação determinante do grão, com US$ 28,16 bilhões, US$ 38,6 bilhões e US$ 46,5 bilhões, respectivamente, crescimento de 65% em três anos.
No entanto, o diretor de Conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, lembra que o faturamento com os embarques de farelo e óleo no período cresceram 74% e 400%.
Segundo ele, entre os fatores que contribuem para esse cenário estão, de um lado, o aumento do consumo mundial e da produção nacional e, de outro, a produção limitada e estagnada nos Estados Unidos.
Esse contexto também é tracionado pelas sucessivas quebras de safras na Argentina e no Paraguai, que ocupam a terceira e quarta posição no ranking global de maiores produtores.
“No caso do farelo e do óleo, o Brasil aproveita janelas de oportunidades para se consolidar como grande exportador. Esses espaços são deixados abertos pela oferta menor de farelo da Argentina, maior exportador do mundo, assim como pela demanda crescente por óleo na Europa, em um esforço de transição energética que tem como objetivo reduzir a dependência do gás russo”, contextualiza.
Todos esses números só são possíveis graças a uma cadeia de agentes, cuja maior estrela é o produtor rural. E é para ele que a 12ª temporada do Projeto Soja Brasil preparou novidades.
Se aproximando cada vez mais
Nesta safra 2023/24, o projeto vai estar ainda mais perto do produtor rural. Nossos repórteres estarão na estrada, indo em propriedades Brasil afora para mostrar de perto o desenvolvimento de lavouras de soja. É a volta das Expedições Soja Brasil.
Para levar conhecimento ao produtor de formas mais variadas, além das notícias diárias de mercado, manejo e clima no site, redes sociais e também em entradas semanais nos telejornais do Canal Rural, o projeto vem com outras novidades:
- Estreia dos videocasts
- Terceira temporada dos podcasts
Contudo, uma das maiores surpresas desta nova temporada é o Programa Soja Brasil. Cada episódio contará com 30 minutos de duração e recorrência quinzenal, tendo o objetivo de levar conteúdos sobre a evolução da safra e curiosidades a respeito da cultura da soja.
O primeiro capítulo vai ao ar em setembro, com transmissão simultânea na TV e redes sociais, além de contar com cobertura em reportagens no site do projeto.
Além dessas novidades, continuam em voga outras ações do projeto, como o já tradicional Personagem Soja Brasil, que reconhece produtores e pesquisadores com reconhecida trajetória no cultivo e desenvolvimento de tecnologias para a cultura da soja.
Parceiros do projeto
Todas essas novidades só são possíveis graças aos parceiros do projeto. Dois deles estão desde o início: a Embrapa e a consultoria Safras & Mercado. Já a Ihara é a patrocinadora do Soja Brasil há nove anos. A 12ª temporada destaca, ainda, a retomada da parceria com a Mitsubishi Motors após um hiato de duas edições.
“O Projeto Soja Brasil chega a sua 12ª temporada com excelentes resultados, uma vez que, como uma iniciativa de comunicação e de transferência de tecnologia, debate os problemas da sojicultura brasileira e apresenta as soluções para o enfrentamento dos desafios do campo”, destaca o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno.
Segundo ele, para a entidade é motivo de orgulho participar da coordenação técnica do projeto. “O Soja Brasil presta uma consultoria avançada ao produtor brasileiro, que tem acesso, em diversas plataformas, às inovações e técnicas para obter mais rentabilidade.”
Para Nepomuceno, a parceria vem trazendo excelentes resultados para a potencialização do processo de divulgação de resultados e recomendações de pesquisa ao grande público de forma ágil e didática.
“Como acompanhamos a iniciativa desde o início, percebemos que o Soja Brasil permite aprofundar temas complexos e compartilhar, com grande número de pessoas, o conhecimento gerado pela pesquisa sobre a cultura da soja e suas interações no sistema produtivo. É uma grande satisfação para a Embrapa Soja participar desta iniciativa que colabora com a tomada de decisão do produtor rural brasileiro”.
Retomada da parceria
A Expedição Soja Brasil, que percorre lavouras dos principais estados produtores, volta a acontecer com a retomada da parceria com a Mitsubish Motors.
“É com muito prazer que apoiamos, por mais um ano, o Projeto Soja Brasil. Somos parceiros da iniciativa desde 2013 e queremos estar cada vez mais próximos do produtor rural, não apenas com veículos robustos e tecnológicos, perfeitos para o trabalho no campo. Mas também oferecendo facilidades comerciais totalmente focadas no público agro. Que essa parceria renda ainda mais frutos e siga promissora, tal qual o agronegócio brasileiro”, afirma Mauro Correia, CEO da Mitsubishi Motors no Brasil.
Lado a lado
Já o analista de Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez Roque, destaca que a soja tem um grande papel no agronegócio brasileiro e projetos, como o Soja Brasil, que visa trazer informação, a realidade do campo e o holofote da produção no país são fundamentais.
“O Canal Rural, como o maior veículo de comunicação do agronegócio brasileiro, traz muita credibilidade ao projeto. É uma grande satisfação para a Safras & Mercado ser parceira desde o início, participando de eventos e reportagens. É muito importante que o projeto continue, que cresça. Que venham outras edições e que a gente continue lado a lado”, salienta.
O gerente de Marketing Regional da Ihara para a cultura da Soja na região do Cerrado, Roberto Rodrigues, também ressalta a importância da parceria.
“Gostaria de desejar a todos os produtores e aos nossos parceiros uma excelente safra. Essa parceria com o Canal Rural e o Projeto Soja Brasil já dura nove anos e estamos iniciando uma nova safra agrícola, logo na sequência de um ciclo onde todos os produtores de diversas regiões do país tiveram recordes de produtividade. O nosso desejo como empresa é que isso se repita e os produtores alcancem novos patamares na produção. Contem com a Ihara para aumentar a produtividade.”, destaca.
FONTE: Canal Rural
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