Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
segunda-feira, setembro 1, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Empresário chinês se tornou bilionário vendendo chá com leite

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
4 setembro, 2023
em Economia, Fruticultura, Internacional
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
0
Home Mercado Economia

Como Wang Xiaokun atraiu jovens consumidores para suas misturas de bebidas e hoje acumula um patrimônio pessoal de US$ 1,1 bilhão

O chinês Wang Xiaokun, fundador e presidente da Cha Panda, juntou-se ao ranking dos bilionários globais depois de uma recente rodada de financiamento de US$ 2,1 bilhões (R$ 10,4 bilhões na cotação atual).

Wang, aos 40 anos, tem atualmente um patrimônio líquido de US$ 1,1 bilhão (R$ 5,44 bilhões), segundo estimativas da Forbes. Sua fortuna é baseada em uma participação de quase 60% na cadeia de bebidas com sede em Chengdu – que se expandiu rapidamente nos últimos três anos –, contando atualmente com uma rede de cerca de 7 mil lojas. As bebidas exclusivas da rede incluem sagu de pomelo de manga, chá de inhame e chá verde com leite de jasmim, com a maior parte deles custando US$ 3,60 (R$ 18) ou menos.

A empresa ainda não revelou mais detalhes sobre sua oferta pública inicial, incluindo seu cronograma e tamanho. Analistas dizem que a Cha Panda precisa de novos fundos para abrir mais lojas e manter o ritmo no mercado altamente competitivo de bebidas à base de chá da China.

“Quando se trata de beber chá com leite, as pessoas não são nada leais e sempre escolhem entre várias marcas”, diz Jason Yu, diretor administrativo da Kantar Worldpanel Greater China, em Xangai. “Assim, quem tem mais lojas tem mais chances de ser visto pelos consumidores, além de conseguir uma parcela maior de seus gastos.”

As origens do Cha Panda remontam a 2008, quando Wang começou a vender frutas e folhas de chá em uma pequena loja perto de uma escola na cidade de Chengdu, no sudoeste da China, conhecida por sua culinária picante e também por ser o lar de pandas gigantes.

Na década seguinte, Wang conseguiu aumentar a rede de lojas da Cha Panda para 531 em 2020, mas o negócio realmente decolou quando ele adotou um modelo de franquia.

A estratégia da Cha Panda agora é desenvolver as receitas de suas bebidas e depois vender os ingredientes, como frutas e folhas de chá, para as lojas de bebidas da marca Cha Panda. E, ao fazer isso, Wang pode manter os custos da rede mais baixos do que rivais como a Nayuki Holdings, listada em Hong Kong, que gasta mais com salários de funcionários e despesas de aluguel de suas lojas operadas diretamente.

O número total de lojas da marca Cha Panda cresceu para 7.117 em agosto deste ano, e o prospecto da empresa informa que no primeiro trimestre deste ano apenas seis lojas eram administradas diretamente.

No ano passado, o Cha Panda conseguiu gerar US$ 580,3 milhões (R$ 2,87 bilhões) em receita, 16% a mais que no ano anterior. O lucro da empresa saltou 24%, para US$ 132,3 milhões (R$ 654,6 milhões). Era a terceira maior loja de chá em vendas no varejo na China, de acordo com a pesquisa da Frost & Sullivan.

Para aumentar o conhecimento de sua marca entre os consumidores mais jovens, a empresa também patrocina festivais de música e outros eventos culturais off-line para complementar suas campanhas promocionais on-line. Em junho, o Cha Panda mostrou seu apoio à Base de Pesquisa de Criação de Pandas Gigantes de Chengdu, adotando um dos pandas gigantes da instalação.

Mas, em última análise, o sucesso da empresa se resume ao controle de custos e à oferta de produtos com boa relação custo-benefício, diz Yu, da Kantar Worldpanel. “Os consumidores prestam mais atenção aos custos, pois as marcas de chá com leite realmente não se diferenciam umas das outras”, diz ele. “Os produtos são parecidos porque são todos uma mistura de chá com outros ingredientes, como frutas.”

Fonte: Forbes agro

◄ Leia outras notícias

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

IA: Inteligência Artificial – Como as ferramentas tecnológicas têm impactado o agronegócio no Brasil

Próximo post

MME participa de debate sobre biogás e biometano na matriz energética

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Além do agro: como as tarifas dos EUA expõem a fragilidade e a dependência do Brasil
Internacional

Além do agro: como as tarifas dos EUA expõem a fragilidade e a dependência do Brasil

por Redação Visão Agro
7 agosto, 2025

Café, açúcar, carne bovina, frutas, mel, pescado, couro, e a lista é ainda muito maior dos produtos brasileiros exportados para...

Ler maisDetails
O tarifaço de 50% começa hoje: O que isso implica para a cana-de-açúcar?
Internacional

O tarifaço de 50% começa hoje: O que isso implica para a cana-de-açúcar?

por Redação Visão Agro
6 agosto, 2025

Foto: Mello Commodity A partir de hoje, 6 de agosto de 2025, entra em vigor uma nova tarifa de 50%...

Ler maisDetails
“Somos chihuahua contra pitbull”, diz Marcos Fava Neves sobre tarifaço de Trump
Mercado

“Somos chihuahua contra pitbull”, diz Marcos Fava Neves sobre tarifaço de Trump

por Fabio Palaveri
23 julho, 2025

Em entrevista ao programa Jovem Pan News, no dia 21 de julho, o professor e especialista em agronegócio Marcos Fava...

Ler maisDetails
Taxações dos EUA geram insegurança, afirma presidente da FAESP
Economia

Taxações dos EUA geram insegurança, afirma presidente da FAESP

por Redação Visão Agro
22 julho, 2025

Presidente da Faesp lamentou a falta de clareza nas ações que serão tomadas, já que se criou uma comissão para...

Ler maisDetails
Economia

Plano Safra 2025/26 será igual ou maior que o atual, afirma secretário do Mapa

por Redação Visão Agro
26 junho, 2025

A uma semana do fim da safra atual 2024/25, o governo entra na reta final de definição do Plano Safra...

Ler maisDetails
Crédito caro, tributos e tecnologia moldam os novos desafios do agro
Vision Tech Summit – Agro

Crédito caro, tributos e tecnologia moldam os novos desafios do agro

por Redação Visão Agro
17 junho, 2025

“Economia do agro: entre custos, crises e crescimento”, no Vision Tech 2025 Durante o painel “Economia do agro: entre custos,...

Ler maisDetails
Agronegócio paulista exporta US$ 6,4 bilhões no primeiro trimestre, queda de 19,9%
Economia

Governo se antecipa com Plano Safra para reduzir custos e ampliar fontes de recursos

por Redação Visão Agro
4 junho, 2025

Diante do aperto orçamentário e da escalada dos juros, o governo federal busca alternativas para ampliar o funding de recursos...

Ler maisDetails
Vision Tech traz debate sobre caminhos para o avanço da economia no agro
Economia

Vision Tech traz debate sobre caminhos para o avanço da economia no agro

por Fabio Palaveri
28 maio, 2025

Painel reúne especialistas para discutir custos, crises e crescimento no agronegócio nacional O agronegócio brasileiro enfrenta um cenário de contrastes:...

Ler maisDetails
União Europeia decide nesta quinta-feira se adia lei antidesmatamento
Internacional

União Europeia classifica Brasil como país de risco “padrão” para desmatamento

por Redação Visão Agro
23 maio, 2025

A Comissão Europeia publicou nesta quinta-feira, 22, a primeira lista de classificação de risco dos países para o desmatamento. O...

Ler maisDetails
Agronegócio paulista exporta US$ 6,4 bilhões no primeiro trimestre, queda de 19,9%
Economia

Quais são as demandas de cada região produtora para o Plano Safra?

por Fabio Palaveri
21 abril, 2025

Conjunto de propostas será encaminhado ao governo federal Mais crédito, menos burocracia, fortalecimento dos programas de financiamento e garantia de...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post
biometano

MME participa de debate sobre biogás e biometano na matriz energética

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36