Durante o Vision Tech Summit, o professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, compartilhou suas perspectivas sobre a interseção entre tecnologia e agronegócio no Brasil. Rodrigues destacou a importância da inovação tecnológica no avanço do setor agropecuário, ressaltando que o Brasil deu saltos extraordinários em produtividade agrícola, pecuária e florestal, graças à tecnologia, políticas públicas eficazes e ao empreendedorismo.
Rodrigues enfatizou que o crescimento significativo da produção de grãos, que aumentou 401% desde 1990, é um exemplo claro do impacto da tecnologia. Ele mencionou que a área plantada cresceu 107% no mesmo período, mas a produtividade por hectare foi a chave para esse progresso. “A tecnologia tem sido a questão central, a referência para o avanço do agro”, afirmou Rodrigues, destacando que essa tendência é observada em todo o mundo.
Questionado sobre a necessidade de valorização do agronegócio brasileiro, Rodrigues apontou que a comunicação eficaz é essencial para combater a desinformação. Ele elogiou o evento por mostrar a realidade do setor e convencer a sociedade urbana da importância da agricultura. “O rural e o urbano são irmãos siameses”, disse ele, enfatizando a interdependência entre as áreas urbanas e rurais do país.
Rodrigues também expressou esperança de que, nos próximos dez anos, a percepção dos brasileiros sobre o agronegócio mudará, com uma maior valorização do setor. Ele reconheceu os desafios causados por ilegalidades como desmatamento ilegal e garimpo clandestino, que prejudicam a imagem do Brasil internacionalmente. No entanto, ele acredita que uma visão integrada e articulada entre o urbano e o rural pode ajudar a combater essa desinformação.
Confira a entrevista completa:
Fonte: Fábio Palaveri – Visão Agro
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.