Pesquisa da USP em colaboração com a Alltech comprova os benefícios da substituição de minerais inorgânicos por orgânicos na nutrição de vacas leiteiras
Uma recente pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Alltech, revela resultados promissores na utilização de minerais orgânicos na alimentação de vacas leiteiras. O estudo demonstra que a substituição total dos minerais inorgânicos por seus equivalentes orgânicos pode aumentar a produção de leite de forma sustentável, mesmo quando se utiliza apenas 50% das doses recomendadas dos minerais tradicionais.
Conforme explica o médico veterinário e PhD em Ciência Animal Thomer Durman, gerente de vendas da Alltech, “O respaldo científico dos minerais orgânicos na forma de proteinatos permite afirmar que o uso de doses reduzidas de cobre, zinco, manganês e cobalto assegura benefícios relacionados à imunidade, produção e reprodução dos animais, com menor impacto ambiental, uma vez que a absorção dessas formas minerais é superior à dos minerais inorgânicos.” A pesquisa conduzida pelo professor Francisco Palma Rennó, do Departamento de Nutrição e Produção Animal da USP, em parceria com a Alltech, confirma a eficácia dessa abordagem.
Publicada em abril de 2023 no Journal of Dairy Science, a pesquisa envolveu vacas leiteiras em Pirassununga (SP), divididas em dois grupos: um recebeu doses de minerais inorgânicos equivalentes ou superiores às recomendações do guia nutricional NRC, enquanto o outro grupo foi alimentado com 50% das doses recomendadas de zinco, cobre, manganês e cobalto, além de substituição do selenito de sódio por levedura enriquecida com selênio da Alltech. “A dose padrão de zinco no pré-parto é de 70 mg/kg de matéria seca da dieta; o grupo suplementado com minerais orgânicos recebeu 35 mg/kg”, detalha Durman.
Os resultados mostraram que a adoção dos minerais orgânicos resultou em um aumento na produção de leite em todos os períodos avaliados. Durante os 56 dias de estudo, as vacas do grupo com minerais inorgânicos produziram, em média, 26,3 litros de leite por dia, enquanto as vacas alimentadas com minerais orgânicos da Alltech alcançaram uma média de 28,3 litros/dia, uma diferença de 2 litros/dia. “O resultado foi surpreendente, pois não apenas não houve perda produtiva ao usar metade da dose indicada para minerais inorgânicos, como houve um aumento significativo na produção de leite”, destaca Durman. A maior diferença foi observada entre a quinta e a oitava semanas, quando as vacas alimentadas com minerais orgânicos produziram uma média de 30,9 litros/dia, 3,2 litros a mais do que as vacas que receberam minerais inorgânicos (27,7 litros/dia).
Durman enfatiza que muitos produtores ainda não têm acesso a informações atualizadas sobre as diferenças entre minerais. “Alguns acreditam que maior quantidade no rótulo significa melhor qualidade, mas os minerais inorgânicos podem resultar em menor eficiência e maior risco de contaminação do solo, pois o animal elimina grande parte do que consome. Os minerais orgânicos da Alltech possuem maior biodisponibilidade e minimizam interações negativas com outros componentes da dieta, como vitaminas A e E, oferecendo maior segurança para a produção”, observa o especialista.
A Alltech, ao invés de seguir a tendência de oferta de minerais inorgânicos, foca exclusivamente em minerais orgânicos e é pioneira na Tecnologia de Substituição Total (TRT), que promove a substituição completa de minerais inorgânicos por orgânicos. Para os produtores interessados, a Alltech oferece pacotes completos com microminerais proteinatos e levedura enriquecida com selênio, como a linha Allmix, lançada em 2023, com produtos adaptados para diferentes fases da criação, incluindo Pré-Parto, Bezerra e Leite.
Essas e outras soluções da Alltech estarão em destaque na Agroleite, a maior feira de leite da América Latina, que ocorrerá de 6 a 9 de agosto no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro (PR). Durante o evento, a empresa receberá clientes e visitantes para esclarecer dúvidas, fornecer informações e compartilhar experiências sobre o uso de seus produtos no campo. “Não apenas desenvolvemos soluções nutricionais, mas também temos o compromisso de melhorar o planeta através da ciência, inovação e cuidado com o meio ambiente”, conclui o gerente de vendas.
Fonte: Portal do Agronegócio
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.