Chuva continua pontual e ocorre somente nos extremos do país
A semana termina com ar seco e quente na maior parte do Brasil. As temperaturas máximas voltam a disparar desde o interior de São Paulo até o norte de Tocantins, enquanto as frentes frias passam afastadas do continente capazes de levar umidade apenas para o extremo sul do Rio Grande do Sul. A infiltração marítima ainda causa chuvas no litoral do Nordeste, enquanto no extremo norte da região Norte, há possibilidade de pancadas de chuva.
Além disso, a Climatempo alerta que a maior parte do país continuará com visibilidade prejudicada devido às fumaças de queimadas que seguem se espalhando pela atmosfera.
No interior do Brasil, os valores baixos de umidade ganham força novamente com o afastamento definitivo da massa de ar frio. Desde o sul de Rondônia até o interior de São Paulo, incluindo as capitais Campo Grande e Cuiabá, os índices podem ficar abaixo dos 12%, considerado “nível emergencial”.
Em Brasília e Goiânia, os índices permanecem entre 12% e 20%. Boa parte do restante do Brasil também terá umidade crítica, abaixo dos 30%, como São Paulo, Belo Horizonte e interior do Nordeste.
Sul
A sexta-feira (30/8) terá céu nublado, com chuva apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul. Fora isso, não chove em nenhum dos três Estados. Entre Santa Catarina e o Paraná, o destaque será o calor e o tempo ensolarado, principalmente em Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu.
Sudeste
Toda a região segue sem previsão de chuva. Em São Paulo, a máxima alcança 28ºC, e a qualidade do ar é ruim. No interior, a situação em relação às queimadas pode se agravar nos próximos dias, segundo a Climatempo. Há também previsão de 30ºC em Vitória, onde o calor será forte.
Centro-Oeste
A região segue ensolarada e seca. Os três Estados têm nível de umidade relativa do ar em alerta. As máximas ficam em 39ºC em Cuiabá, 34ºC em Goiânia e Campo Grande, e 29ºC em Brasília.
Nordeste
A condição para temporal é alta em Salvador, Itaparica e Barreiras. Só não chove no extremo oeste da Bahia e em cidades do sul do Estado. Em Recife, o sol aparece entre nuvens com possibilidade de chuva moderada, enquanto não chove desde Fortaleza até São Luís.
Norte
As pancadas irregulares continuam acontecendo entre Manaus, Macapá e Boa Vista. Por outro lado, a seca e o forte calor se mantêm em Belém, Porto Velho e Palmas, informa o boletim da Climatempo.
Por: Marcos Fantin Fonte: Globo Rural
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.