A BMW e a Toyota planejam fabricar juntas sistemas de propulsão a hidrogênio para uso em modelos de ambas as montadoras
A BMW planeja começar a vender veículos movidos a hidrogênio em quatro anos, em uma tentativa de estabelecer a tecnologia como uma alternativa aos carros elétricos a bateria.
A fabricante alemã de automóveis de luxo desenvolverá uma nova geração de sistemas de propulsão a célula de combustível em parceria com a Toyota, conforme anunciado nesta quinta-feira (5). A produção em série começará em 2028, com uma variante a hidrogênio de um modelo existente da BMW disponível nesse ano.
Embora a BMW tenha perseguido a tecnologia por anos, os carros com célula de combustível estão enfrentando dificuldades para decolar devido aos altos custos e à falta de infraestrutura de abastecimento. Além disso, há muito pouca escolha, com o Mirai da Toyota e o Nexo da Hyundai entre os poucos modelos disponíveis. As vendas globais de carros a hidrogênio caíram para apenas 9.000 unidades no ano passado, segundo a BloombergNEF.
Os defensores das células de combustível apontam para longas autonomias de condução e argumentam que a tecnologia pode se mostrar eficaz em regiões onde a infraestrutura de carregamento de baterias não é forte o suficiente para suportar uma transição para veículos elétricos. Elas queimam hidrogênio para produzir eletricidade e emitem apenas água.
A BMW e a Toyota planejam fabricar juntas sistemas de propulsão a hidrogênio para uso em modelos de ambas as montadoras. Elas esperam que o desenvolvimento conjunto e a aquisição de peças ajudem a reduzir os custos e tornem a tecnologia mais competitiva. A BMW se recusou a comentar sobre os preços de seus futuros carros a hidrogênio.
A BMW opera uma pequena frota de testes de utilitários esportivos iX5 movidos a hidrogênio desde 2023. O CEO Oliver Zipse já afirmou anteriormente que os motores a hidrogênio podem ser uma opção para a linha de veículos elétricos “Neue Klasse” da BMW, que será lançada no próximo ano.
“Estamos convencidos de que o hidrogênio desempenhará um papel mais importante no futuro”, disse Michael Rath, que lidera o programa de veículos a hidrogênio da BMW, a repórteres durante uma chamada na quinta-feira.
Fonte: Bloomberg
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