Plano foi acertado em encontro bilateral durante o G20 da área da energia, em Foz do Iguaçu (PR)
Brasil e Azerbaijão, país que, no próximo mês, sediará a COP29, a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, irão apresentar na reunião uma proposta para a criação de um fundo global de financiamento para a transição energética com recursos do petróleo.
O plano foi acertado em um encontro bilateral durante o G20 da área da energia, realizado em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a ideia detém grande aceitação internacional.
“Fechamos apoio à criação do fundo global com recursos do petróleo, como alternativa para acelerar os investimentos em transição energética. O fundo do petróleo para promover uma transição energética justa e inclusiva é quase uma unanimidade internacional”, afirmou Silveira à Folha de S.Paulo.
O titular da pasta não deu detalhes a respeito da operação do fundo, mas disse que, no Brasil, por exemplo, parte dos recursos poderia ser destinada ao Auxílio-Gás, através de repasse direto da Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA) para a Caixa.
Fonte: DATAGRO
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.