O cartucho foi projetado para ser leve e fácil de transportar, mesmo em uma mochila.
A gigante automobilística japonesa Toyota revelou cartuchos de combustível de hidrogênio intercambiáveis na Japan Mobility Bizweek, como parte de seus esforços de pesquisa e desenvolvimento no setor de energia limpa.
A Toyota prevê que seus cartuchos fáceis de transportar poderão ajudar a abastecer veículos elétricos e residências com hidrogênio limpo no futuro.
O hidrogênio tem o potencial de ser a fonte de energia limpa definitiva no futuro, graças à sua alta densidade energética e capacidade de gerar energia sem nenhuma emissão de carbono. Ao contrário da energia eólica e solar, o hidrogênio pode ser usado sob demanda e até queimado para gerar altas temperaturas para aplicações industriais.
Quando usado em células de combustível, o hidrogênio combina-se com oxigênio para gerar eletricidade e água como subproduto. É um combustível leve que pode ser armazenado e transportado facilmente e, portanto, também está sendo explorado como uma opção para pilotar aviões.
Cartuchos intercambiáveis da Toyota
Ao contrário dos EVs, que precisam de algumas horas de tempo de carregamento, os veículos elétricos de célula de combustível (FCEVs) podem pegar a estrada imediatamente após uma parada para abastecimento. No entanto, para atingir essa capacidade, uma rede de estações de bombeamento de hidrogênio precisa ser construída primeiro.
As experiências anteriores de implantação de combustíveis fósseis e estações de carregamento de VE mostraram que construir uma rede consome tempo e chegar a áreas remotas pode ser difícil. Assim como os VEs, isso pode criar ansiedade também com os FCEVs, retardando assim sua adoção.
A solução da Toyota para o problema é transportar combustível em cartuchos, facilitando a troca em veículos enquanto o carrega a bordo quando necessário. A empresa estreou o conceito com sua subsidiária, Woven, em 2022 e mostrará melhorias no produto na Mobility Bizweek.
Em um press release , a empresa disse que melhorou o cartucho portátil reduzindo o tamanho e o peso dos tanques de hidrogênio. Os cartuchos recém-revelados são tão leves que podem ser carregados à mão ou em uma mochila especialmente projetada.
Indo além dos veículos para aplicações cotidianas
Os futuros proprietários de FCEV poderiam carregar esses cartuchos trocáveis a bordo durante longas viagens rodoviárias e evitar completamente uma parada para abastecimento. No entanto, a Toyota não está limitando a aplicação somente a veículos.
Devido ao seu tamanho fácil de transportar, o cartucho também pode fornecer energia para residências durante uma queda de energia ou até mesmo para funções diárias como cozinhar. A empresa demonstrou um uso potencial da tecnologia ao fornecer energia para um fogão em colaboração com a Rinnai no evento em andamento.
No futuro, em vez de geradores a diesel, será possível ver geradores de energia movidos a hidrogênio sendo acionados em caso de falta de energia durante emergências.
Dada a natureza altamente explosiva do hidrogênio e os medos associados ao uso do combustível, a empresa está trabalhando para torná-lo uma fonte de energia familiar e segura, introduzindo seu uso em funções cotidianas.
Assim como o gás liquefeito de petróleo é pressurizado e fornecido para residências e cozinhas industriais no mundo todo, o hidrogênio poderá em breve se tornar uma fonte regular de energia.
O verdadeiro desafio para empresas, como a Toyota, por exemplo, continua sendo como tornar o uso de fontes renováveis de energia economicamente viável.
Por: Ameya Paleja Fonte: Engenharia Interessante
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.