Maior parte do território nacional deve enfrentar pancadas de chuva isoladas
Nesta terça-feira, o clima no Brasil apresenta cenários variados. De acordo com Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, a maior parte do território nacional deve enfrentar pancadas de chuva isoladas e mal distribuídas. Regiões centrais como Mato Grosso, Goiás e o oeste de São Paulo estarão mais sujeitas às precipitações, com acumulados podendo ultrapassar 50 mm, o que é essencial para o avanço do plantio da soja e outras culturas.
Por outro lado, áreas do Nordeste e do extremo norte permanecem fora dos corredores de umidade, com o plantio sob risco de atrasos devido à escassez de chuvas. A previsão destaca que as pancadas de hoje terão comportamento típico da primavera, originadas principalmente pela combinação de calor e umidade, mas sua irregularidade pode comprometer a umidade do solo e afetar a produtividade de culturas como milho e algodão
Para os próximos dias, o alerta de Rodrigues inclui a possibilidade de um ciclone extratropical se formando entre a Argentina e o Uruguai. Esse sistema pode influenciar o clima nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, trazendo chuvas mais intensas e ventos fortes, com rajadas que podem alcançar até 90 km/h. Essas condições são esperadas a partir de quarta-feira e podem impactar o manejo agrícola nas lavouras de trigo e cana-de-açúcar.
Por: Aline Merladete Fonte: Agrolink
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.