Por Leticia Pakulski
A Ag Resource Brasil prevê área total plantada de soja na safra 2022/23 em 42,61 milhões de hectares e produtividade de 3.549 kg de soja por hectare. Com isso, a produção total estimada para o País é de 151,24 milhões de toneladas na safra 2022/23.
Se confirmada a previsão, a safra será 20,4% maior do que a do ciclo anterior, de 125,6 milhões de toneladas, conforme a consultoria. A maior produção deve ser resultado do incremento projetado de 2,78% na área colhida, e, principalmente, da produtividade 17,2% maior esperada para o ciclo atual.
“Apesar do La Niña ainda atuante até o início de 2023, os modelos de previsão do tempo indicam que outros componentes climáticos poderão trazer condições climáticas mais favoráveis (comparado à safra passada) para a safra brasileira, concentrando maior risco na Argentina e no extremo sul do Brasil”, disse o analista de mercado da AgResource Brasil, João Pedro Thieme, em nota. Além disso, segundo a consultoria, alterações de manejo podem ajudar o produtor do Centro-Sul a mitigar parte do risco.
Ainda conforme a AgResource Brasil, o histórico das safras não mostra redução de produtividade por dois anos consecutivos mesmo em outras ocorrências de três anos seguidos de La Niña. “Nesse caso, a produtividade costuma retornar para mais próximo da linha de tendência”, disse Thieme.
Fonte: Estadao
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.