Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Apresenta Dados de Produção, Processamento e Exportações para os Próximos Anos
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) divulgou a atualização das estatísticas mensais do complexo soja no Brasil até novembro de 2023, bem como as projeções para o ano de 2024.
De acordo com os dados compilados de janeiro a novembro deste ano, a produção de soja em grão está estimada em 158,7 milhões de toneladas, com um processamento mantido em 53,6 milhões de toneladas. As projeções para os coprodutos, como farelo e óleo de soja, permanecem inalteradas, com produções estimadas em 41 milhões de toneladas e 10,8 milhões de toneladas, respectivamente.
Para as exportações, as projeções indicam um pequeno aumento nas exportações de soja em grão, atingindo 101,5 milhões de toneladas, crescimento do farelo de soja para 22,2 milhões de toneladas e a manutenção do óleo de soja em 2,35 milhões de toneladas. A expectativa de receita proveniente dessas exportações em 2023 permanece em US$ 67,1 bilhões.
Quanto às estimativas para 2024, a ABIOVE revisou os números, projetando uma produção de soja de 160,3 milhões de toneladas, um pouco inferior à última projeção de 161,9 milhões de toneladas, mantendo o processamento em 54,5 milhões de toneladas. As produções de farelo e óleo de soja permanecem inalteradas em 41,7 milhões de toneladas e 11 milhões de toneladas, respectivamente.
As exportações para 2024 foram reavaliadas, prevendo uma queda na exportação de soja em grão para 99,3 milhões de toneladas, um pequeno aumento no farelo de soja para 21,7 milhões de toneladas, e uma ligeira redução no óleo de soja para 1,45 milhão de toneladas, devido ao aumento da demanda doméstica. A expectativa é de que as exportações do complexo soja em 2024 gerem US$ 64 bilhões em divisas.
Fonte: Portal do Agronegócio
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.