O índice de Açúcar Total Recuperável (ATR) dos canaviais do Centro-Sul do Brasil, que mede a qualidade da cana, foi de 123 kg/tonelada em maio, 5,4% a menos do que os 130 kg/tonelada de igual mês do ano passado, indica o boletim “De Olho na Safra”, divulgado nesta quinta-feira pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Já a produtividade agrícola está cedeu 1,3% na mesma base de comparação, de 77 toneladas de cana por hectare em 2021/22 para 76 toneladas de cana por hectare em maio de 2022.
Em nota, a companhia afirma que a queda do ATR é reflexo “dos maiores volumes de chuvas observados neste início de temporada”, segundo os técnicos do CTC. Em maio, o destaque negativo na produtividade e na qualidade da cana foi Mato Grosso do Sul. “Houve redução de rendimento devido principalmente ao efeito da geada e da seca na safra 2021/2022. Os elevados volumes de chuva em abril e maio contribuíram para o baixo ATR no Estado”, afirmou a entidade.
O destaque positivo é para a região de Goiás, onde a seca na safra passada causou menos efeitos aos canaviais do que ocorreu com as demais regiões do Centro-Sul.
Fonte: Estadao
Aprovação das regras do mercado de carbono anima produtores de cana-de-açúcar
Orplana, que reúne fornecedores da matéria-prima, é oportunidade para quem possui produção certificada ou que tenha a intenção de certificar...
Ler mais