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CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO DE GRÃOS EM PARANAGUÁ CRESCE COM AUMENTO DA PROFUNDIDADE DE CANAL

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
26 de setembro de 2022
em Grãos, Internacional, Mundo Agro
Tempo de leitura: 2 minutos
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Home Culturas Grãos
LOGÍSTICA: O calado do canal principal de acesso ao Porto de Paranaguá e dos berços de atracação do Corredor de Exportação Leste aumentou de 12,5 para 12,8 metros, informou a Portos do Paraná, em nota. A mudança foi homologada pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e amplia a capacidade de operação no local. O calado é a profundidade entre o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação e a linha d’água.

O ganho operacional estimado pela empresa é de 2.100 toneladas a mais de grãos por navio. Ou seja, são 600 mil toneladas adicionais no ano, considerando uma média de 285 navios, segundo a Portos do Paraná. A empresa apontou ainda o aumento da segurança da navegação, principalmente para navios graneleiros com comprimento máximo (LOA) de até 245 metros.

O aumento do calado foi possível com as obras de dragagem e derrocagem no porto. A previsão é que, com o fim da retirada de um pico de rocha submerso, o canal de acesso ao porto de Paranaguá alcance um calado de 13,5 metros. Depois, com uma nova fase de retirada de sedimentos, dentro da campanha de dragagem de aprofundamento, chegue a 15,5 metros.

O sistema de embarque de granéis pelo Corredor de Exportação Leste em Paranaguá foi responsável por quase 30% de todas as cargas movimentadas nos portos do Paraná, que chegaram a 57,5 milhões de toneladas em 2021. São três berços destinados exclusivamente ao embarque de granéis, que pode ser realizado simultaneamente e compartilhado por nove terminais e pelo silo público, permitindo que um mesmo navio receba grãos de diferentes produtores.

Fonte: Estadao

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