Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
sexta-feira, dezembro 26, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Cinco gerações no mercado de trabalho desafiam comunicação no agronegócio

Fabio Palaveri por Fabio Palaveri
27 novembro, 2024
em Leia mais, Mundo Agro
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
0
Home Leia mais
Compartilhe no WhatsappShare on TwitterCompartilhe no Linkedin

O mercado de trabalho nunca foi tão diverso como atualmente. Pela primeira vez na história, cinco gerações convivem simultaneamente no mesmo ambiente profissional, desde os baby boomers, nascidos no pós-guerra, à geração Alfa, que começa a ingressar como muitas vezes como aprendizes. Essa pluralidade gera desafios significativos para empresas de todos os setores, incluindo o agronegócio, que precisa equilibrar experiência e inovação para garantir seu protagonismo global.

No agro, um setor em constante transformação tecnológica, essa convivência intergeracional ganha ainda mais complexidade. Especialista do setor e membro do conselho da Coplana, Socicana e STAB, José Rossato Jr. destacou durante uma plenária do II Simpósio Nacional de Tecnologia Industrial, evento organizado pelo Grupo de Empresas Parceiras (GEP), a dificuldade de ajustar a comunicação para públicos com expectativas e linguagens tão diferentes. “Boa comunicação não é o que achamos que dissemos, mas o que o receptor entende. Estamos conseguindo falar com essa nova geração? A geração Alfa, formada por jovens nascidos entre 2010 e 2025, já começa a integrar o mercado como menores aprendizes, trazendo um domínio intuitivo das tecnologias digitais, mas também exigindo abordagens mais modernas de liderança e treinamento. Por outro lado, gerações mais experientes, como os baby boomers, valorizam a hierarquia e a estabilidade, características que entram muitas vezes em choque com o dinamismo esperado pelas gerações mais jovens, como os millennials e a geração Z”, disse.

Leia mais

Estiva Bioenergia encerra safra 2025/26 com moagem acima de 3,5 milhões de toneladas

As pragas que ‘somem’ no inverno e voltam com força em dezembro

Quais os alimentos mais fraudados em 2025 no Brasil? Veja a lista

Maersk realiza novo teste de combustível com 50% etanol na embarcação Laura Mærsk

Paulo Gallo, diretor da Servserth Automação Industrial, reforçou que, além da comunicação, a sustentabilidade é um ponto central que une essas gerações, embora com perspectivas distintas. “Os problemas climáticos estão chegando mais rápido do que imaginávamos, e o agronegócio precisa continuar liderando iniciativas sustentáveis. As novas gerações já vêm com essa mentalidade, mas precisamos de líderes que conectem essas ideias à prática”, afirmou.

Márcio Venturelli, Coordenador Técnico do Instituto SENAI de Tecnologia, acrescentou que a transição de gerações também afeta a velocidade com que tecnologias são adotadas no setor. “A tecnologia não é novidade, mas precisa ganhar escala. Os grandes grupos já estão investindo fortemente nisso, mas é necessário acelerar. É com inovação e adaptação que vamos responder aos desafios do mundo”.

Da esquerda para a direita: Paulo Gallo, Márcio Venturelli e José Rossato Jr. dividiram uma das plenárias do ll Simpósio Nacional de Tecnologia Industrial | Foto: Fábio Palaveri

Adaptações necessárias

Rossato chamou a atenção para um ponto importante que é o posicionamento estratégico do setor especialmente na comunicação com o público interno e externo. Ele mencionou o exemplo do etanol no Brasil, que já possui uma mistura de 27% com gasolina, chamada de E27. “Lá fora, chamam o E10 de grande avanço, enquanto aqui continuamos chamando o E27 simplesmente de gasolina. Isso é um reflexo de como podemos melhorar na forma de apresentar o que fazemos. Enquanto os mais experientes trazem sua sabedoria acumulada, os jovens podem contribuir com novas perspectivas e habilidades digitais. É um ajuste de abordagem, que exige paciência, mas é fundamental para o futuro do setor”.

Paulo Gallo destacou ainda como as novas gerações podem trazer uma visão mais inovadora para o debate sobre sustentabilidade. O especialista lembrou que o Brasil possui uma matriz energética majoritariamente renovável e que pode usar esse diferencial para se destacar no mercado internacional. “Temos o know-how e os recursos, mas precisamos de comunicação eficaz e líderes que guiem essa transição”, comentou.

Para Venturelli, o caminho passa por educação e capacitação, além de liderança estratégica. Ele apontou que a inovação não pode se limitar às grandes empresas, mas precisa alcançar todo o ecossistema do agronegócio. “Todos nós estamos no caminho certo, mas precisamos acelerar esse processo. É com a força coletiva que o Brasil pode se manter competitivo”, disse.

O desafio de gerenciar cinco gerações no mercado de trabalho vai além da comunicação. Ele reflete a necessidade de adaptação constante das empresas para atrair, reter e engajar talentos em um setor que se reinventa a cada dia. Com isso, a pluralidade geracional deixa de ser apenas uma complexidade para se transformar em uma vantagem estratégica.

Mas há um ponto que precisa de mais atenção: enquanto sabemos produzir, inovar e liderar em sustentabilidade, muitas vezes não sabemos contar a nossa própria história. Precisamos nos comunicar melhor, tanto internamente quanto com o mundo, valorizando aquilo que fazemos de forma única. Para isso, é essencial conversarmos mais entre nós, aprendermos a “vender nosso peixe” e mostrar com clareza e confiança o que o agro brasileiro tem de melhor. Afinal sabemos fazer, e já passou da hora de sabermos contar.

Por: Fábio Palaveri – Visão Agro

Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol com joint venture e investimento de US$ 2,2 bilhões

Próximo post

Sete dias para o 21° Prêmio Visão Agro Brasil, confira a relação de personalidades e usinas que serão homenageadas nesta edição

Fabio Palaveri

Fabio Palaveri

Notícias Relacionadas

Pesquisadores testam variedades de cana-de-açúcar para melhorar a produção no Acre

Estiva Bioenergia encerra safra 2025/26 com moagem acima de 3,5 milhões de toneladas

26 dezembro, 2025
As pragas que ‘somem’ no inverno e voltam com força em dezembro

As pragas que ‘somem’ no inverno e voltam com força em dezembro

26 dezembro, 2025
Para baratear alimentos, governo anuncia ações em parceria com setor privado

Quais os alimentos mais fraudados em 2025 no Brasil? Veja a lista

25 dezembro, 2025
Citrosuco promoverá primeira viagem de navio com uso de biodiesel aos EUA

Maersk realiza novo teste de combustível com 50% etanol na embarcação Laura Mærsk

25 dezembro, 2025

Como uma fazenda de MG alcançou produtividade de leite quatro vezes acima da média nacional

24 dezembro, 2025
Pecuária brasileira evolui e se firma como potência global em carne bovina

Vaca nelore bate recorde mundial de preço ao atingir R$ 54 milhões

24 dezembro, 2025
Confira como a soja encerrou o dia

Produção agroecológica ainda tem potencial inexplorado

23 dezembro, 2025
Produção agrícola e pecuária aquecem economia

Renegociações de dívidas rurais levam R$ 90 bi de crédito da safra

23 dezembro, 2025
Produtores rurais de SP terão até 95% de reembolso para formalizar seu negócio

Produtores rurais de SP terão até 95% de reembolso para formalizar seu negócio

23 dezembro, 2025
Usina Jacarezinho investe em aumento de moagem de cana

PIB do agro impulsiona outros setores, mas 2026 deve trazer desafios

22 dezembro, 2025
Carregar mais
Próximo post
Último dia de inscrições para o 21º Prêmio Visão Agro Brasil na categoria “Cases de Sucesso”

Sete dias para o 21° Prêmio Visão Agro Brasil, confira a relação de personalidades e usinas que serão homenageadas nesta edição

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36