Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
segunda-feira, setembro 8, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Como a Ipiranga vai atualizar seus postos para a transição energética

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
13 março, 2023
em Bioenergia
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
0
Home Bioenergia

A rede de postos de combustível Ipiranga – que pertence ao Grupo Ultra – decidiu atualizar, após quase 20 anos, sua marca, lançando um novo logo para a companhia e mudando a disposição de como as suas mais de 6,5 mil unidades são organizadas pelo território nacional. A mudança de visual na companhia inaugura uma nova fase do negócio, que olha para a transição energética no País e traz novas opções de serviços que fogem aos tradicionais combustíveis à combustão e apostam em outras opções de mobilidade urbana.

Segundo a companhia, a mudança estrutural de layout nos postos de combustível deve ocorrer de maneira gradual, mas com início ainda em 2023. Entre as mudanças, além do logo, da cartela de cores, mudança no estilo das bomba de abastecimento e disposição dos serviços acessórios , o novo projeto da rede prevê áreas para ciclistas, pedestres, carregamento de veículos elétricos, entre outras mudanças na área da conveniência Am Pm.

Em entrevista ao Estadão, o presidente da rede Ipiranga, Leonardo Linden, afirmou que a companhia vem se preparando para essa mudança há pouco mais de dois anos, que vai desde “revisitar” a marca, até preparar o terreno para mudanças pelas quais o mercado de varejo de combustíveis pode ter no futuro próximo. “O intuito de mexer na marca é evoluir, não revolucionar”, afirma.

Para o especialista em branding da TM20 Branding, Eduardo Tomiya, a atualização da rede de postos é uma aposta de longo prazo, não só no modelo de negócio, mas também na ideia de que a companhia deve capitanear o movimento de transformar o local em um ponto de solução completa de mobilidade. “Ela quer sair na frente de uma tendência que sabe que vai acontecer no futuro. Quem sai na frente, leva vantagem”, diz. “Essa atualização da Rede Ipiranga vem para mostrar mais perenidade para o negócio dos seus franqueados.”

A diretora de marketing da Rede Ipiranga, Barbara Miranda, conta que alterações visuais nas unidades foram pensadas para “melhor atender” não só os motoristas, mas todos os clientes que chegam a pé, em carros de aplicativo, ou em bicicletas, para utilizar algum dos serviços da marca. “Nós tínhamos muitas oportunidades de melhorar a experiência de consumo desse público, pensando em quais espaços nós poderíamos oferecer a essas pessoas”, diz. “Nós acreditamos que a jornada de mobilidade não é só de carro”, complementa.

O presidente afirma que a companhia está atenta às mudanças do setor e vem tentando se atualizar para continuar a oferecer produtos relevantes, seja através de combustível à combustão, recargas elétricas ou novas modalidades energéticas. “O posto é um ponto para atender a mobilidade das pessoas, então, vai ter o abastecimento elétrico, o abastecimento à combustão – ainda por muito tempo – e também outras formas de abastecer a necessidade de mobilidade dessas pessoas no futuro”, afirma.

Na avaliação do executivo, apesar dos desafios, a situação de marcas brasileiras deve ser mais tranquila na pauta de transição energética, uma vez que, por aqui, os modelos de biocombustível -como o etanol – já fazem parte da realidade dos negócios, o que facilitaria a introdução de mais opções, como no caso de um possível combustível de hidrogênio líquido (verde). “O nosso papel é entender que essa transição vai acontecer e nós vamos participar dessa transição.”

Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, afirma que a atualização da marca e do propósito da rede de postos é importante porque mostra uma preocupação com a sustentabilidade desse modelo de negócio. Um dos desafios será sensibilizar os franqueados sobre a necessidade de expandir a oferta de serviços dentro das unidades, seja com as conveniências, postos de carregamento, ou os novos bicicletários.

“É óbvio que esse franqueado acaba sofrendo demais para administrar todo esse negócio porque antes ele oferecia três produtos – diesel, gasolina e etanol – e agora ele tem de lidar com problemas de margem, de perda de produtos, o que é um grande desafio”, afirma.

Vale lembrar que, atualmente, a Rede Ipiranga tem mais de 6,5 mil unidades pelo País, mas apenas 1,6 mil pontos de conveniência Am PM acoplados nesses postos.

Rebetez destaca ainda que a mudança de posicionamento da companhia, em busca de se tornar uma opção mais completa de mobilidade, pode ter impactos positivos no futuro, uma vez que as novas, e as futuras gerações têm se preocupado cada vez mais com pautas ligadas ao universo ESG (sigla em inglês para questões ambientais, sociais e de governança).

“Por enquanto, o cliente do posto de combustível não leva em consideração as preocupações ambientais na hora de escolher a marca, mas no futuro, esse pode ser um ativo importante para o consumidor final”, enfatiza.

Fonte: O Estado de S. Paulo

—

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

Etanol: hidratado fecha a semana com queda de 2,22% pelo Indicador da USP

Próximo post

Vendas de etanol totalizam 2,12 bilhões de litros em fevereiro

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Tereos substitui fertilizantes convencionais e opta por aplicação gradual nos canaviais
Usinas

Tereos substitui fertilizantes convencionais e opta por aplicação gradual nos canaviais

por Redação Visão Agro
8 setembro, 2025

Colaboração com a ICL envolve a troca por produtos com maior aproveitamento dos nutrientes e diminuição na dose aplicada Foto:...

Ler maisDetails
Grupos sucroenergéticos Pedra e Ipiranga deixarão sociedade na Copersucar
Usinas

Grupos sucroenergéticos Pedra e Ipiranga deixarão sociedade na Copersucar

por Redação Visão Agro
4 setembro, 2025

Processadoras têm 18,7% de participação acionária, respondem por 6% da comercialização da companhia e não renovarão contrato a partir de...

Ler maisDetails
Copersucar foi a maior beneficiada por venda de ativos da Raízen
Usinas

Copersucar foi a maior beneficiada por venda de ativos da Raízen

por Redação Visão Agro
4 setembro, 2025

Associadas da empresa adquiriram usinas e canaviais da companhia controlada por Cosan e Shell, ampliando capacidade de moagem Cana adicional...

Ler maisDetails
Setor de etanol do Brasil aposta em menor pegada de carbono para competir com os EUA no Japão
Biocombustíveis

Pelo segundo ano, menor oferta de etanol sustenta preços em agosto

por Redação Visão Agro
3 setembro, 2025

A cotação média do etanol hidratado no mercado paulista subiu em agosto pelo segundo ano consecutivo, afirma levantamento do Centro...

Ler maisDetails
Zilor registra alta de 27,6% na receita e mais que triplica lucro no 1T da safra 2025/26
Usinas

Zilor registra alta de 27,6% na receita e mais que triplica lucro no 1T da safra 2025/26

por Redação Visão Agro
1 setembro, 2025

A moagem de cana da Zilor somou 4,2 milhões de toneladas no 1T26, alta de 5,2% frente ao mesmo período...

Ler maisDetails
Raízen desinveste R$ 3,6 bilhões em simplificação de portfólio
Usinas

Raízen despenca em agosto, mas fecha mês com fôlego após notícias positivas

por Redação Visão Agro
1 setembro, 2025

A Raízen encerrou agosto entre as maiores quedas do Ibovespa, acumulando desvalorização de 17,61% no mês. O resultado foi pressionado principalmente pelo balanço...

Ler maisDetails
Raízen paga R$ 300 mil à CVM para encerrar processo sobre operação “fantasma” de E2G
Usinas

Raízen vende usinas Rio Brilhante e Passa Tempo para a Cocal por R$ 1,54 bilhão

por Redação Visão Agro
29 agosto, 2025

Após desinvestimentos já anunciados, gigante sucroenergética passará a operar 25 usinas de açúcar e etanol Em comunicado ao mercado divulgado...

Ler maisDetails
Usinas de cana manifestam apoio à megaoperação contra crime organizado
Leia mais

Usinas de cana manifestam apoio à megaoperação contra crime organizado

por Redação Visão Agro
28 agosto, 2025

Força-tarefa do MP-SP, MPF e Polícias Federal, Civil e Militar cumpre mandados em oito estados contra rede criminosa que adulterava...

Ler maisDetails
Veja a lista de usinas alvo da Operação Carbono Oculto
Leia mais

Veja a lista de usinas alvo da Operação Carbono Oculto

por Redação Visão Agro
28 agosto, 2025

A Operação Carbono Oculto, deflagrada pela Receita Federal e Polícia Federal, apura um esquema bilionário de lavagem de dinheiro do...

Ler maisDetails
Maior operação contra crime organizado no país atinge Faria Lima e setor de combustíveis
Biocombustíveis

Maior operação contra crime organizado no país atinge Faria Lima e setor de combustíveis

por Redação Visão Agro
28 agosto, 2025

Policiais fazem busca e apreensão em um dos prédios alvos da Megaoperação na Avenida Brigadeiro Faria Lima — Foto: David...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post
etanol

Vendas de etanol totalizam 2,12 bilhões de litros em fevereiro

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36