Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
quinta-feira, julho 10, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Estudo mostra possível redução nas emissões de poluentes de navios diesel-elétricos

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
2 outubro, 2024
em Biocombustíveis
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
0
Home Bioenergia Biocombustíveis

Por meio de modelo matemático, pesquisadores do RCGI demonstraram diminuição potencial em mais de 15% dos gases poluentes

Com base em dados obtidos de uma embarcação real, foram desenvolvidos dois modelos matemáticos
(foto: Wikimedia Commons)

Estudo conduzido no Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) aponta uma redução potencial em mais de 15% nas emissões de poluentes de navios de suporte a plataformas petrolíferas (PSVs, na sigla em inglês) com propulsão diesel-elétrica.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), que atualmente conta com apoio de diversas empresas.

O resultado foi obtido por meio de modelos matemáticos que simulam o funcionamento do trem de potência (conjunto de motor e peças que transmitem a força gerada para os eixos e hélices submersas) das embarcações e das emissões geradas. Os modelos também possibilitaram otimizar a utilização de geradores a diesel embarcados, de forma a usar o combustível de forma mais eficiente, além de gerenciar a utilização de baterias de íon de lítio.

Os PSVs são embarcações comuns na indústria de óleo e gás, utilizadas para transportar suprimentos dos portos para as plataformas. No modelo diesel-elétrico, elas funcionam à base de um conjunto de geradores que, por meio da combustão de óleo diesel, produzem a energia elétrica necessária para a locomoção do navio.

Com base em dados obtidos de uma embarcação real, foram desenvolvidos dois modelos matemáticos do trem de potência de um PSV diesel-elétrico. Em um deles foi utilizado o software HOMER Pro para fazer as estimativas de todo o curso conhecido da viagem e no outro o software MATLAB para monitorar e gerenciar o trem de potência nas condições e manobras futuras.

Os resultados obtidos com simulações foram validados com dados de viagens efetuadas por uma embarcação real, o que se tornou o principal diferencial da pesquisa. O estudo foi publicado na revista científica Applied Energy.

“Os modelos para geradores dão comandos de quando acioná-los, diminuir ou aumentar a potência de acordo com as condições da viagem. Já os modelos com baterias ligam ou desligam esses dispositivos com base nesses fatores e na quantidade de carga. Também analisamos qual o tamanho de bateria que deve ser instalado, uma vez que cada navio necessita de um tamanho específico para obter os melhores resultados”, explica Bruno Souza Carmo, professor da Poli-USP, diretor do Programa de Descarbonização do RCGI e coordenador da pesquisa.

Os dados prévios das embarcações e a validação do modelo de geradores foram realizados com a parceria de uma empresa do setor naval que compartilhou, por cinco meses, dados de telemetria, com a coleta de várias informações das embarcações em tempo real, como os níveis de emissões de gases na atmosfera, por exemplo.

Redução significativa das emissões

“No estudo, constatamos que as emissões registradas em campo eram as mesmas calculadas pelo nosso modelo, o que validou o algoritmo para o uso em geradores. Os modelos das baterias foram validados com base em dados da literatura, porque os navios que acompanhamos ainda não utilizavam esse equipamento, que é novo no mercado”, afirma o coordenador do projeto. “Só com a otimização dos geradores, conseguimos reduzir as emissões em 10%. Ao adicionar as baterias ao modelo, conseguimos reduzir mais 5%”, complementa.

Esses resultados são a soma do volume de redução de três poluentes que compõem as emissões das embarcações. O dióxido de carbono (CO2) foi o gás com redução mais significativa. Seus níveis diminuíram entre 16% e 26%, dependendo da carga do gerador utilizada e da configuração aplicada, uma vez que foram analisadas diversas viagens. Também houve uma redução alta nas emissões de materiais particulados, que são uma mistura de diversos poluentes, sólidos ou líquidos, enviados à atmosfera. Nesse quesito, a queda variou de 25% a 65%.

Todavia, para os óxidos de nitrogênio (NOx), houve um aumento de até 20% das emissões em alguns testes, apesar de ter havido uma redução de até 6% em outras. “Isso infelizmente acontece porque, para otimizar a eficiência energética dos geradores, aumentamos a temperatura de combustão, o que favorece a formação desse gás. Porém, é possível corrigir esse problema com catalisadores, uma solução já usada na indústria automobilística e que sofre do mesmo problema”, explica Carmo.

Segundo o professor da Poli-USP, a aplicação das tecnologias desenvolvidas pelo seu grupo é viável para a indústria naval porque não exige grande investimento: “Existem empresas que já comercializam sistemas e baterias visando essa adequação. Isso não seria demasiadamente custoso. O maior gasto estaria na interrupção da operação do navio para fazer as adaptações e os testes de segurança, o que não é prática recorrente da indústria, que opera com os mesmos navios, sem alterações, há muitos anos”.

Fonte: Agência FAPESP

Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

Combustível do Futuro deve ser sancionado em 8 de outubro

Próximo post

México e Reino Unido abrem mercado para receber DDGs do Brasil

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Sem novos projetos, país pode ter déficit na oferta de biodiesel
Biocombustíveis

Sem novos projetos, país pode ter déficit na oferta de biodiesel

por Redação Visão Agro
10 julho, 2025

Estudo indica que, sem novos projetos de ampliação da capacidade industrial, setor terá demanda maior que oferta em 2030 O...

Ler maisDetails
Brasil terá que investir para atender B20 em 2030
Biocombustíveis

Brasil terá que investir para atender B20 em 2030

por Redação Visão Agro
9 julho, 2025

Consultoria Bain alerta que país corre o risco de viver um déficit de oferta se não surgirem novos projetos de...

Ler maisDetails
ETANOL: Indicadores seguem em queda
Biocombustíveis

Venda de etanol hidratado em São Paulo cai 40% e atinge menor volume da safra 2025/26

por Redação Visão Agro
9 julho, 2025

Menor volume da safra 2025/26 De acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a comercialização...

Ler maisDetails
Exportação de etanol dos EUA aumenta 7% em maio ante abril, para 699,1 milhões de litros
Biocombustíveis

Exportação de etanol dos EUA aumenta 7% em maio ante abril, para 699,1 milhões de litros

por Redação Visão Agro
8 julho, 2025

Os Estados Unidos exportaram 184,7 milhões de galões (699,1 milhões de litros) de etanol em maio, aumento de 7% ante...

Ler maisDetails
Projeto de lei ‘anti-Combustível do Futuro’ gera onda de críticas
Biocombustíveis

Governo oficializa aumentos de misturas de etanol e biodiesel

por Redação Visão Agro
4 julho, 2025

Os novos teores passarão a valer em agosto O governo federal oficializou, nesta quarta-feira (2/7), os aumentos nas misturas obrigatórias...

Ler maisDetails
Ambipar testa biocombustível marítimo que pode reduzir em até 99% as emissões de carbono
Biocombustíveis

Ambipar testa biocombustível marítimo que pode reduzir em até 99% as emissões de carbono

por Redação Visão Agro
4 julho, 2025

Companhia divulgou com exclusividade para a EXAME sobre iniciativa que busca soluções energéticas limpas para transporte marítimo Teste é realizado...

Ler maisDetails
Etanol/Cepea: Indicadores seguem em queda
Biocombustíveis

Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e reforça protagonismo na Fenasucro & Agrocana

por Redação Visão Agro
3 julho, 2025

Implementação dos biocombustíveis entra em vigor em agosto e será tema central da maior feira mundial do setor, de 12...

Ler maisDetails
“Explosão” do etanol impulsiona alta no consumo de milho
Biocombustíveis

Paraná desponta como novo polo de etanol de milho no Brasil

por Redação Visão Agro
3 julho, 2025

Outro diferencial do estado está na infraestrutura O Paraná tem se consolidado como destaque na produção de etanol de milho,...

Ler maisDetails
Produção de etanol recua 21,66% na primeira quinzena de junho no Centro-Sul, diz Unica
Biocombustíveis

Produção de etanol recua 21,66% na primeira quinzena de junho no Centro-Sul, diz Unica

por Redação Visão Agro
1 julho, 2025

Clima desfavorável reduziu moagem no Centro-Sul e derrubou produção de etanol no período Usina de etanol Buriti, localizada em Buritizal/SP...

Ler maisDetails
Organização internacional reconhece etanol de milho para produção de combustível sustentável de aviação
Biocombustíveis

Organização internacional reconhece etanol de milho para produção de combustível sustentável de aviação

por Redação Visão Agro
1 julho, 2025

Foto: Petrobras/Divulgação A Oaci (Organização de Aviação Civil Internacional) aprovou, na última sexta-feira, medida que reconhece o milho de segunda...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post
México e Reino Unido abrem mercado para receber DDGs do Brasil

México e Reino Unido abrem mercado para receber DDGs do Brasil

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36