A FAPESP lançou recentemente uma nova chamada de propostas com a M-ERA.NET, rede da União Europeia de fomento à pesquisa em ciência e engenharia de materiais. Trata-se do nono edital de apoio a pesquisas colaborativas lançado no âmbito do acordo de cooperação científica assinado pelas instituições em 2015.
O objetivo da chamada é fomentar projetos transnacionais ambiciosos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico que abordem estudos e inovação em materiais — incluindo materiais para baterias e tecnologias energéticas com baixo teor de carbono. Entre os seis temas englobados estão: “Materiais sustentáveis para energia“, “Superfícies, revestimentos e interfaces inovadoras”, “Compósitos de alto desempenho”, “Materiais funcionais”, “Materiais avançados e tecnologia para aplicações em saúde” e “Materiais de nova geração para eletrônica avançada”.
As submissões deverão seguir as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular. A FAPESP apoiará a parte paulista dos projetos selecionados com um máximo de R$ 150 mil anuais por proposta. As propostas podem ter duração mínima de 24 meses e máxima de 36 meses.
O edital está aberto a pesquisadores afiliados a instituições de ensino superior ou pesquisa sediadas no Estado de São Paulo. Cada proposta deverá ser composta por um consórcio envolvendo três pesquisadores responsáveis de pelo menos três países diferentes participantes da chamada.
Os interessados devem submeter uma pré-proposta simultaneamente ao M-ERA.NET (acessando o edital original da chamada) e à FAPESP, por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe). É necessário que o coordenador do consórcio internacional esteja cadastrado no sistema SAGe.
O prazo-limite para submissão de pré-propostas é 16 de maio. Em caso de aceite, pesquisadores serão convidados a enviar a proposta completa até 21 de novembro.
A chamada com orientações aos pesquisadores de São Paulo está disponível
Fonte: Agência FAPESP
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram