O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concederá empréstimo de até R$ 60,9 milhões à Adubos Araguaia para construção de uma unidade de mistura de fertilizantes e de um armazém para distribuição de insumos em Paranaguá (PR).
O crédito será autorizado por meio do programa BNDES Finem, focado em projetos de investimentos em capacidade produtiva nos diversos setores da economia. A fábrica permitirá a expansão logística da empresa para novos mercados agrícolas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, segundo nota do banco.
A Adubos Araguaia produz duas linhas de fertilizantes: os convencionais NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) e os especiais, criados a partir de fórmulas próprias da empresa, contendo outros nutrientes para melhor desempenho das plantas.
Com a construção da unidade industrial em Paranaguá, a empresa poderá desembarcar pelo porto local as matérias-primas importadas, que representam 80% dos insumos necessários às formulações dos fertilizantes da Araguaia.
Já as matérias-primas nacionais serão transportadas por rodovias até a nova unidade de produção. Além dos ganhos logísticos, a empresa aproveitará o novo armazém para estocar insumos em níveis suficientes para suportar eventuais dificuldades de entrega por parte de fornecedores estrangeiros.
A Adubos Araguaia foi fundada em 1978 em Anápolis (GO) e hoje é uma das maiores distribuidoras de fertilizantes do Centro-Oeste. Possui cinco fábricas de mistura de fertilizantes e mais de 40 lojas comerciais. A produção e comercialização do mix de fertilizantes, defensivos e sementes corresponde a 95% da receita da empresa. A empresa também presta assistência técnica para os processos de plantio e colheita.
Fonte: Estadao
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.