Durante o Vision Tech Summit – Agro, a vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, foi entrevistada pela jornalista Josielle Gregório, do portal Visão Agro. Farah ressaltou a importância de eventos como o Summit. “Nós, mulheres, temos muitos desafios, principalmente em cargos de liderança. Muitas mulheres no campo gerem propriedades, mas estão na invisibilidade”, destacou Farah.
Ela explicou que o trabalho das Semeadoras do Agro é essencial para trazer visibilidade às mulheres do campo, que muitas vezes não têm suas contribuições reconhecidas. Farah ressaltou a importância de capacitar e dar voz a essas mulheres por meio de eventos, reuniões e colaborações com entidades como FAESP, SENAR, Sindicatos Rurais e SEBRAE. “As mulheres se capacitam mais que os homens, mas as oportunidades não são dadas a elas”, afirmou.
Farah também abordou temas críticos como a violência doméstica e o câncer de mama. Ela destacou que o Brasil ocupa o quinto lugar no mundo em feminicídios e que as Semeadoras do Agro estão empenhadas em combater essa violência através de orientação e apoio. “Acreditamos que a orientação pode diminuir os números alarmantes de feminicídios”, disse Farah.
Sobre o câncer de mama, Farah apontou que 86% das mulheres no campo não têm acesso a mamografias anuais. Em resposta a essa necessidade, o SENAR lançou o programa “Semear a Cuidar”, que oferece exames e suporte psicológico gratuitamente para as mulheres do campo. “Hoje, essas mulheres têm acesso a todos os exames na rede privada, incluindo apoio psicológico”, explicou Farah.
Confira a entrevista completa:
Fonte: Josielle Gregório – Visão Agro
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.