Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
sábado, junho 7, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

O que são os combustíveis do futuro que o governo quer incentivar

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
27 setembro, 2023
em Biocombustíveis
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
0
Home Bioenergia Biocombustíveis

O projeto de lei dos “combustíveis do futuro”, lançado há duas semanas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevê incentivos ao desenvolvimento de novas tecnologias para abastecer o setor de transporte com menores emissões de gases poluentes.

Diferentemente do processo de eletrificação que ocorre em países desenvolvidos, o projeto do governo prefere priorizar combustíveis líquidos produzidos a partir de matérias-primas vegetais ou animais e os combustíveis feitos a partir do hidrogênio.

Na lista, há os já amplamente difundidos etanol e biodiesel e novidades ainda em estágio inicial de viabilização, como bioquerosene de aviação e gasolina e diesel sintéticos.

O bioquerosene de aviação, conhecido como SAF (sigla em inglês para combustível sustentável de aviação) já é usado no mundo, embora ainda em pequena escala. Segundo a AIE (Agência Internacional de Energia), o produto representava menos de 0,1% da demanda do setor em julho.

Seu desenvolvimento é visto como prioritário, já que o setor aéreo é responsável por 2% das emissões de CO2 na atmosfera e avanços na eficiência das aeronaves serão insuficientes para compensar o aumento da demanda por voos.

“Combustíveis de aviação sustentáveis são cruciais para descarbonizar o setor aéreo”, diz a agência, alertando, porém, de que todos os projetos de produção em curso atualmente garantiriam apenas 1% a 2% da demanda em 2027.

O bioquerosene é feito com matéria-prima vegetal ou animal, como o biodiesel misturado ao diesel de petróleo. Por isso, há um temor que a corrida pelo combustível provoque competição com a produção de alimentos, o que levou a Inglaterra, por exemplo, a excluir de suas políticas o uso de SAF feito com grãos.

O projeto de lei apresentado por Lula quer incentivar o uso do SAF criando um cronograma de redução gradual das emissões por companhias aéreas: em 2027, a meta é reduzir emissões em 1%; em 2037, chega a 10%.

No transporte terrestre, o projeto tem como medidas mais avançadas o aumento para até 30% da mistura de etanol na gasolina e a antecipação das metas de mistura de biodiesel ao diesel. Mas prevê também o incentivo ao uso dos chamados combustíveis sintéticos.

Eles são produzidos a partir de uma reação química entre hidrogênio e gás carbônico, produzindo metanol, que pode ser convertido em gasolina ou diesel. O processo retira gás carbônico da atmosfera, compensando a emissão da queima dos combustíveis nos motores.

Por ser um combustível líquido, tem ainda a vantagem de utilizar a infraestrutura atual de distribuição e revenda de combustíveis, sem a necessidade de instalação de novos pontos de carregamento, como no processo de eletrificação da frota.

Não demanda também renovação da frota de veículos como a eletrificação, já que pode ser usado nos motores a combustão atuais.

Por outro lado, requer elevados volumes de energia para a reação química que separa o hidrogênio da água, a eletrólise. Isso pode ser uma vantagem para o Brasil, que tem uma matriz elétrica predominantemente renovável, com hidrelétricas e grande potencial eólico e solar.

Atualmente, diz a AIE, a maior parte da produção global de hidrogênio é baseada em combustíveis fósseis e voltada ao consumo industrial. Em 2022, o mundo produziu 95 milhões de toneladas de hidrogênio, cerca de 70% usando gás natural e cerca de 30% usando carvão como fonte de energia.

Menos de 1% é produzido com tecnologias de baixas emissões. A AIE diz que, para cumprir a meta de zerar emissões até 2030, é necessário um crescimento de 50% na produção, com foco na eletrólise e no uso de combustíveis fósseis com captura de carbono, responsável por apenas 0,5% da produção atual.

A AIE vê como fundamental o desenvolvimento dos combustíveis sintéticos para descarbonizar o transporte em longas distâncias, mas o caminho para viabilizar a tecnologia ainda é longo, devido ao elevado custo e a gargalos na fabricação de equipamentos.

Em 2022, cerca de 2,5% da demanda de combustíveis líquidos no mundo foi atendida com produtos de baixa emissão, mas apenas biocombustíveis. Para atingir o cenário de emissões zero em 2030, esse percentual tem que subir para 8%.

A AIE estima que, desse total, apenas 8% serão combustíveis sintéticos —o restante será composto por biocombustíveis tradicionais. Em junho, diz a agência, cerca de 80 países tinham políticas para incentivar biocombustíveis; seis haviam lançado programas para combustíveis sintéticos.

No Brasil, o projeto de lei lançado por Lula não impõe metas de uso desse tipo de combustível. Apenas propõe um marco regulatório e define que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) será responsável por regulamentar e fiscalizar a produção.

Fonte: Udop

◄ Leia outras notícias

Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

Ondas de calor serão mais comuns? Especialistas explicam

Próximo post

O STF trata o agro com ideologia, diz senador

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

[Cepea] Maior oferta de etanol pressiona valor do hidratado nas usinas paulistas
Biocombustíveis

[Cepea] Maior oferta de etanol pressiona valor do hidratado nas usinas paulistas

por Redação Visão Agro
3 junho, 2025

Um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP, mostra que o preço do etanol hidratado...

Ler maisDetails
Be8 projeta suprir 24% da demanda gaúcha por etanol anidro com usina de trigo
Biocombustíveis

Etanol hidratado fecha em baixa e acumula 3ª queda semanal pelo Indicador Cepea/Esalq

por Redação Visão Agro
2 junho, 2025

O etanol hidratado registrou a terceira semana em queda pelo Indicador Cepea/Esalq, da USP. O litro do biocombustível, usado nos...

Ler maisDetails
Cowpower: resíduos da JBS viram combustível sustentável para aviação
Biocombustíveis

Inpasa recebe certificação internacional e pode fornecer etanol para produção de SAF

por Redação Visão Agro
30 maio, 2025

Inicialmente concedida apenas à unidade de Dourados (MS), a certificação já abrange todas as plantas da companhia A produtora de...

Ler maisDetails
Biocombustíveis

Denúncia contra RenovaBio no TCU aponta falta de transparência no uso de recursos

por Redação Visão Agro
29 maio, 2025

Ministros aceitaram parcialmente as queixas, mas negaram pedido de adoção de uma medida cautelar A ação aberta pelo Ministério de...

Ler maisDetails
Entidades apoiam parecer da PGR sobre RenovaBio
Biocombustíveis

Entidades apoiam parecer da PGR sobre RenovaBio

por Redação Visão Agro
28 maio, 2025

A Bioenergia Brasil, o Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes), e a UNICA (União da...

Ler maisDetails
Be8 projeta suprir 24% da demanda gaúcha por etanol anidro com usina de trigo
Biocombustíveis

Be8 projeta suprir 24% da demanda gaúcha por etanol anidro com usina de trigo

por Redação Visão Agro
28 maio, 2025

A Be8 estima que sua nova usina de etanol de trigo em Passo Fundo (RS) atenderá entre 23% e 24%...

Ler maisDetails
Solução desenvolvida pela USP pode reduzir perda de produção de etanol por contaminação
Biocombustíveis

Etanol/Cepea: Ritmo de negócios volta a cair

por Redação Visão Agro
27 maio, 2025

Na última semana, a quantidade de etanol hidratado negociada e captada pelo Cepea caiu 46% em relação ao período anterior....

Ler maisDetails
Etanol: Anidro e Hidratado fecham a semana em baixa
Biocombustíveis

Etanol: Anidro e Hidratado fecham a semana em baixa

por Redação Visão Agro
26 maio, 2025

Os etanóis anidro e hidratado fecharam a semana de 19 a 23 de maio em baixa pelo Indicador Cepea/Esalq, da...

Ler maisDetails
Etanóis anidro e hidratado sobem, aponta Cepea/Esalq
Biocombustíveis

Agrovale recebe incentivo fiscal do governo da Bahia para produção de etanol

por Redação Visão Agro
21 maio, 2025

De acordo com secretaria estadual, a usina é a maior geradora de postos de trabalho no setor privado da região...

Ler maisDetails
Projeto de lei ‘anti-Combustível do Futuro’ gera onda de críticas
Biocombustíveis

Etanol/Cepea: Vendas de hidratado são as maiores desde o final de jan/25

por Redação Visão Agro
20 maio, 2025

Na última semana, o volume de etanol hidratado negociado pelas usinas de São Paulo cresceu 12,3% em relação à anterior,...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post

O STF trata o agro com ideologia, diz senador

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36