Mais uma semana que se inicia com instabilidades e condições climáticas no Brasil. Conforme previsão da Climatempo, a segunda-feira (23) será de ocorrência de chuva em pontos de todas as regiões. Raios e rajadas de vento são, por exemplo, fenômenos aguardados para o dia. Além disso, o risco de queda de granizo não está descartado.
Nesta segunda, os ventos constantes que sopram do mar contra a costa e a passagem de uma nova frente fria reforçam, nesse sentido, a chuva entre Santa Catarina e Paraná. Dessa forma, as pancadas podem ocorrer no começo da tarde e se estender até a noite. Mas o sol ainda aparece em Curitiba e Florianópolis, principalmente de manhã. Por outro lado, a chuva acontece com moderada a forte intensidade, com risco para temporais, potencial para raios, ventos e possibilidade de queda de granizo. Nesses dois estados sulistas, as rajadas podem alcançar mais de 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Enquanto isso, o ar seco se expande um pouco mais no Rio Grande do Sul. Assim, impede a formação de nuvens carregadas no centro-sul e oeste gaúcho. Tempo firme, muito sol e calor, inclusive na capital. Pouca chuva na região serrana e no extremo norte do estado, mas que pode ser forte também, com raios e ventos, além de queda de granizo.
Raios e temporais no Sudeste
No Sudeste, os ventos marítimos e a combinação de calor e umidade provocam temporais nos quatro estados da região. Contudo, em parte de São Paulo, a frente fria que passa na costa também induzirá a chuva. De acordo com a previsão do tempo, o amanhecer já deve começar com chuva fraca em alguns pontos do centro, oeste e noroeste paulista. No interior de Minas Gerais, a saber, a mesma condição é aguardada.
Em Vitória e na cidade do Rio de Janeiro, as nuvens de chuva aumentam, mas somente a partir da tarde. Mesmo com esta instabilidade e o potencial para temporais, as temperaturas, todavia, continuam altas nas capitais capixaba e fluminense.
“Raios, granizo, rajadas de vento de mais de 60 km/h e acumulados elevados” — Fabiene Casamento
“Aliás, atenção aos temporais nos quatro estados da região Sudeste, com raios, granizo, rajadas de vento de mais de 60 km/h e acumulados elevados de chuva”, alerta Fabiene Casamento, meteorologista da Climatempo.
Chuva e sol no Centro-Oeste
Aumento das nuvens e chuva a qualquer momento em Goiás. A região de Brasília segue, entretanto, em alerta o dia todo e com sensação de abafamento. Pancadas fortes, mas também com risco de temporais, em Mato Grosso. O centro, o sul, o nordeste e norte de Mato Grosso do Sul devem, nesse sentido, encarar tempestades.
De acordo com a previsão, bons períodos de sol e bastante calor no Centro-Oeste durante esta segunda. Mas durante o decorrer da tarde e à, noite as instabilidades aumentam. Dessa forma, são aguardados volumes altos, mesmo que pontuais, em Goiás, no Distrito Federal, no sul e leste de Mato Grosso do Sul e no leste de Mato Grosso. Atenção ao risco maior de granizo em pontos sul-mato-grossenses e no sul goiano.
Chuva no Norte e no Nordeste
No Nordeste, os ventos que sopram do oceano e a atuação da zona de convergência intertropical (ZCIT), além da borda de um vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera (VCAN), favorecem o aumento da chuva na costa norte da região. Assim, o dia será instável, com o aumento das nuvens e chuva a qualquer momento, no litoral do Maranhão e Piauí. Conforme ressalta a Climatempo, bastante sol pela manhã e pancadas de moderada a forte são aguardados para o Ceará (região de Fortaleza), Pernambuco (sertão) e a Bahia (oeste).
“Vale salientar, contudo, que os temporais mais fortes e os acumulados de chuva mais elevados nesta segunda [no Nordeste] são sobre boa parte do Maranhão, Piauí e Ceará”, informa Fabiene Casamento. “O litoral nordestino, sobretudo as regiões de João Pessoa, Aracaju e Salvador, continuam com pouca chuva”, prossegue a meteorologista.
No Norte, o Amazonas, o sudoeste do Pará e Rondônia continuam em alerta durante todo o dia. Isso porque há risco de temporais. Segundo a previsão para segunda-feira, o amanhecer em Manaus pode começar com chuva. Aos poucos, contudo, as instabilidades perdem força e as pancadas intercalam momentos de sol e melhoria na capital amazonense. Chove forte em Belém e Macapá, mas o calor continua em ambas localidades. Atenção aos volumes de chuva mais altos sobre o Amazonas, Tocantins, norte e sul do Pará e Amapá.
Anderson Scardoelli,com informações da Climatempo
Fonte: Canal Rural
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram