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Setor aéreo pode demandar até 800 bilhões de litros de etanol para SAF até 2050, diz diretor da UNICA

Fabio Palaveri por Fabio Palaveri
16 maio, 2025
em Biocombustíveis
Tempo de leitura: 3 minutos
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Home Bioenergia Biocombustíveis

Política pública brasileira já estabelece metas de substituição no setor de aviação a partir de 2027, abrindo novo mercado para o biocombustível

Luciano Rodrigues, da UNICA, palestra durante evento de abertura da Fenasucro 2025 | Foto: Maria Reis

Um novo e promissor mercado para o etanol está se desenhando no horizonte energético global: o de combustível sustentável de aviação (SAF). De acordo com Luciano Rodrigues, Diretor de Inteligência Setorial da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), o Brasil começa a implementar a obrigatoriedade de mistura de SAF nos voos domésticos a partir de 2027, com uma meta inicial de 1% e projeção de crescimento até atingir 10% em 2037.

“O setor aéreo nunca esteve no centro das discussões sobre biocombustíveis há cinco anos. Hoje, ele se torna política pública no Brasil e em várias partes do mundo”, afirmou Rodrigues durante uma palestra na cerimônia de abertura da 31ª edição da Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho-SP. A regulamentação representa uma virada na agenda da bioenergia, abrindo espaço para o etanol da cana como matéria-prima na produção de SAF.

Segundo o profissional, essa produção pode ser feita a partir de diversas fontes renováveis, como óleo de soja, palma, gordura residual e etanol de cana-de-açúcar, este classificado como a quinta melhor matéria-prima em termos de intensidade de carbono. As projeções de demanda são expressivas. Apenas considerando o mercado doméstico brasileiro, a expectativa é que 4 bilhões de litros de SAF sejam necessários em 2037. Como atualmente são necessários 1,7 litro de etanol para produzir 1 litro de SAF, essa demanda se converte em cerca de 7 bilhões de litros de etanol. “É relevante para o mercado interno e pode se tornar gigantesco com a expansão para o cenário internacional”, afirmou.

Escala global

Em escala global, os números impressionam. Segundo dados apresentados pelo diretor, a demanda mundial por SAF pode chegar a 450 bilhões de litros até 2050. Isso equivaleria a até 800 bilhões de litros de etanol, considerando a taxa de conversão atual. “Se conseguirmos atender até 20% desse mercado, já será um salto gigantesco para o setor”, disse Rodrigues. “Até que esse mercado se consolide, precisamos continuar vivos e eficientes”, completou.

Hoje, o consumo de etanol ainda depende fortemente do mercado interno, com os veículos flex sendo os principais consumidores. E nesse cenário, o preço do etanol continua diretamente atrelado à competitividade frente à gasolina — geralmente abaixo de 70% do valor na bomba para manter sua atratividade.

Reforma tributária

Outro ponto destacado foi o impacto da reforma tributária no setor. A partir de 2027, o Brasil inicia a transição para uma alíquota uniforme do tributo estadual sobre o etanol hidratado, com previsão de conclusão até 2032. “Essa uniformização vai nivelar o consumo entre os estados e ampliar a competitividade do etanol no país”. “Estamos lançando alicerces para um futuro de mais protagonismo, mas até lá, a eficiência e o foco no mercado atual seguem fundamentais”, concluiu.

Fonte: Fábio Palaveri – Visão Agro

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