O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestade e queda de granizo válido para o Paraná, áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas. Segundo as informações do Inmet, uma massa de ar quente carregada de umidade está provocando pancadas de chuva intensa em áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil desde ontem.
Já com relação aos volumes, o alerta na página do Inmet destaca chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma a publicação.
Veja o mapa de previsão de precipitação:
O modelo Cosmo do Inmet prevê que o feriado de 7 de Setembro também terá muita chuva nessas áreas. O extremo norte do Paraná e sul de São Paulo podem receber chuvas de até 60mm amanhã. “Já na quarta-feira, as chuvas deverão ficar mais concentradas no nordeste de Santa Catarina, centro-norte e leste do Paraná, além do estado de São Paulo. A previsão também indica chance de granizo nestas localidades”, afirma a previsão.
Apesar da intensidade da chuva, o sistema ainda não deve ter força para avançar para as demais áreas do país, que continuam com o tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar. Oeste de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, oeste da Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí têm, inclusive, alerta para baixa umidade válido até as 19h desta terça-feira. “Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%”, afirma o alerta.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
A atualização do modelo de previsão estendida da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) mantém a previsão de tempo muito seco na região Central do Brasil nos próximos sete dias.
No período entre 6 e 14 de setembro, o modelo norte-americano mantém a previsão de volumes entre 25mm e 30mm no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Entre os dias 14 e 22 de setembro, as chuvas devem ganhar intensidade no Centro-Sul do Brasil, com volumes entre 90mm e 100mm nessas mesmas áreas, mas o modelo passa a indicar a possível formação de um corredor de umidade, que pode levar alívio para algumas áreas do Mato Grosso. Os meteorologistas, no entanto, alertam que ainda não se trata das chuvas esperadas para início do plantio.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Virgínia Alves