No ano passado, as usinas brasileiras conseguiram exportar um pouco menos que 42 milhares de metros cúbicos de biodiesel. A quantidade representa um salto de quase 470% sobre o resultado que havia sido contabilizada no ano anterior e faz de 2022 o melhor ano no histórico da indústria nacional no mercado externo do produto.
Embora o Brasil esteja entre os três maiores produtores de biodiesel do planeta — junto com a Indonésia e os Estados Unidos –, até hoje o país não conseguiu conquistar seu espaço. Nos 11 anos que já se passaram desde que fez sua primeira exportação, o país tem tido uma participação inconsistente no mercado. Para dizer o mínimo.
Depois de um breve ´surto´ exportador entre os anos 2013 e 2014, o mercado externo perdeu força e voltou a ser uma atividade marginal. Foram quatro anos de embarques abaixo da barreira de mil metros cúbicos. O vento só começou a virar a partir de 2020 quando a demanda passou a dar sinal de crescimento sustentado.
Fonte: BiodieselBR.com
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram