A IRBI Máquinas e Equipamentos Ltda, empresa com mais de 65 anos de tradição no setor sucroalcooleiro, marcou presença na 30ª edição da Fenasucro & Agrocana. Referência na fabricação de equipamentos para o setor bioenergético, a IRBI esteve novamente presente na feira, considerada a única no mundo a cobrir toda a cadeia de produção bioenergética, com uma série de inovações tecnológicas que visam aumentar a eficiência e a segurança no processo produtivo.
Entre os produtos apresentados pela empresa durante a feira, o destaque ficou por conta do SACE (Sistema de Análise de Cana Desfibrada). O equipamento, que já está no mercado, foi aprimorado e ganhou ainda mais relevância por sua capacidade de medir com precisão o teor de sacarose da cana-de-açúcar. “Algumas usinas já estão utilizando o SACE para calcular o teor de sacarose e pagar os fornecedores com base nessas medições”, afirmou Paulo Biagi, Diretor da IRBI.
Além disso, a parceria estratégica com a Metrohm, fabricante do equipamento NIR, fortalece a posição da empresa no mercado, combinando tecnologia de ponta com análise em tempo real, proporcionando resultados precisos em apenas 8 a 10 minutos.
Outra inovação apresentada pela IRBI foi a bica alimentadora automática para cana, que elimina riscos de acidentes, oferecendo maior segurança aos operadores. O equipamento é completamente fechado, garantindo que os colaboradores possam trabalhar em um ambiente mais seguro, evitando riscos.
Celso Caldas
Além da presença da empresa na feira e da exposição de produtos, a IRBI também foi palco de um grande momento cultural. O escritor e consultor Celso Caldas esteve presente no estande da empresa para o pré-lançamento de seu 14º livro, intitulado “Estatística Analítica Básica – Aplicada a laboratórios sucroenergéticos”. A obra foi criada com o objetivo de melhorar a qualidade e a confiabilidade dos dados gerados nos laboratórios das usinas.
Durante o lançamento, Caldas enfatizou a importância da parceria entre a IRBI e a Metrohm, destacando a robustez da tecnologia de infravermelho próximo (NIR) nos equipamentos desenvolvidos. “Essa parceria me deixa muito tranquilo nas minhas recomendações, porque os frutos serão extremamente positivos”, destacou Caldas.
Para os profissionais do setor e entusiastas da literatura técnica, o livro se apresenta como uma ótima ferramenta para quem busca aprimorar os processos laboratoriais e tomar decisões mais assertivas com base em dados confiáveis. Após a feira, o livro estará disponível para compra no laboratório Central Analítica, em Maceió, e através das redes sociais da instituição.
Confira a entrevista completa clicando no vídeo abaixo:
Saiba mais em irbi.com.br no @irbimaquinas no Instagram.
Fonte: Fábio Palaveri – Visão Agro
*Conteúdo Patrocinado
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.