Campanha do Governo Federal destaca protagonismo global do Brasil na transição energética
O Governo Federal lançou, nesta semana, a campanha “Brasil: líder mundial da transição energética. Gigante pela própria natureza” com intuito de divulgar o programa Combustível do Futuro. O programa reforça o compromisso do país com a sustentabilidade e a preservação ambiental, ao mesmo tempo que busca atrair mais investimentos para a economia verde.
Dessa forma, enquanto o mundo debate sobre como reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), o Brasil já produz, utiliza e lidera o mercado de biocombustíveis há décadas, tornando-se um exemplo quando o assunto é energia limpa e renovável.
A campanha destaca os esforços do país na liderança mundial em energia limpa e seu papel como um protagonista ambiental, explorando o potencial natural e renovável das terras brasileiras para promover um modelo de transição energética exemplar para o mundo.
Combustível do Futuro
Na última terça-feira (8/10), foi sancionada a lei que cria o maior programa de descarbonização do setor de transportes e mobilidade do mundo: o Combustível do Futuro. A nova lei impulsiona o surgimento de indústrias verdes no Brasil e é um marco na transformação da matriz energética nacional.
A partir da regulamentação da lei, o programa abre portas para a descarbonização, a mobilidade sustentável e o desenvolvimento de fontes renováveis de energia. Ele também promove uma aliança estratégica entre a agricultura e os biocombustíveis, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e fomentando a economia verde.
Entre os novos combustíveis sustentáveis que serão produzidos com a nova indústria, estão:
Diesel Verde: Produzido a partir de matérias-primas renováveis, como gorduras vegetais e animais, cana-de-açúcar, etanol e biomassas. Este combustível contribuirá para a redução de emissões de carbono, especialmente em veículos pesados.
Biometano: Alternativa ao gás natural, o biometano pode ser usado no transporte urbano de passageiros e cargas pesadas.
Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês): Obtido a partir de matérias-primas renováveis, é destinado ao setor de aviação.
Fonte: Gov.br
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.