Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
sábado, julho 5, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Aumento na exportação de soja revela retomada de vendas externas recordes

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
24 julho, 2024
em Soja
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
0
Home Culturas Soja

As exportações de soja atingiram 13,95 milhões de toneladas em junho deste ano, com acréscimo de 3,7% em relação ao mês anterior, quando chegaram a 13,45 milhões. De acordo com o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta terça-feira (23), esse resultado aponta para a retomada do movimento de vendas externas recordes.

Segundo a análise do Boletim, o aumento das cotações refletem a dinâmica atual do mercado interno, com fatores econômicos globais e locais que influenciam diretamente o comportamento dos preços e da oferta. Outros aspectos, como a valorização do dólar, também impactam significativamente, pois torna o produto brasileiro mais competitivo nas negociações externas, ao mesmo tempo em que aumenta os custos para produtores, sobretudo no plantio da próxima safra.

O estudo aponta ainda que a crescente demanda por óleo de soja para usos industriais e de biocombustíveis destaca a versatilidade e a importância desse produto no mercado brasileiro e global. O retorno dos prêmios de exportação aos níveis de 2022 sugere uma recuperação e um fortalecimento das posições do Brasil como um dos principais exportadores de soja e seus derivados.

No caso do milho, as vendas internacionais no mesmo período atingiram 850 mil toneladas, contra 420 mil toneladas observadas no mês passado. Os índices do milho nos portos brasileiros registraram aumentos impulsionados por vários fatores, entre eles o incremento nas cotações globais do cereal, a elevação dos prêmios de exportação e a valorização do dólar. No entanto, os preços internos continuam enfraquecidos, devido a fatores como os avanços nas colheitas da primeira e segunda safras, uma demanda relativamente baixa, entre outros.

Nas exportações pelos portos do Arco Norte, em junho/2024 foram expedidas 36,3% da soja e 49% da movimentação acumulada de milho. Por Santos, também foram escoadas 35,7% da soja e 26,9% do milho, enquanto o porto de Paranaguá totalizou 12,6% do montante nacional da oleaginosa e uma diminuição do cereal, de 19,2% para 6,5%, no mesmo período. Já pelo porto de São Francisco do Sul, foram escoadas 6,2% da soja e 9,6% do milho.

Fretes – Na Região Sudeste do país, o Boletim destaca que, em Minas Gerais, os produtos agropecuários responderam por 38,3% do valor total das vendas externas do estado. Pela primeira vez na série histórica, a média mensal das exportações foi superior a US$ 1 bilhão no período de janeiro a maio/2024. Com isso, na avaliação das transportadoras, o grande volume de soja que continua armazenado fará com que o setor siga aquecido ao longo do segundo semestre, que poderá inclusive ser reforçado pelo aporte de embarques de milho da safra atual, cuja comercialização no estado e volume exportado, em relação ao ano passado, não ultrapassou 50% da produção.

Já em São Paulo, o mercado de fretes também esteve aquecido devido ao incremento na comercialização do milho. Apesar da baixa demanda por fertilizantes, as cotações foram de alta em quase todos os trechos pesquisados.

No Centro-Oeste, os fretes com origem no Distrito Federal registraram variações de aumento em quase todas as praças pesquisadas, com destaque para as rotas com destino a Santos, Guarujá e Osvaldo Cruz, em São Paulo. Em Mato Grosso, a colheita do milho segunda safra, em conjunto com a reta final dos embarques de soja para liberação de espaço e a conjuntura de intensas negociações, causaram forte impacto na logística mato-grossense e elevada demanda por transportes, o que impulsionou a alta das cotações em todas as praças estaduais.

O frete a partir de Mato Grosso do Sul também ficou mais caro em junho, pelos mesmos motivos de colheita do milho segunda safra, necessidade de abertura de espaço nos armazéns e demanda por soja aquecida. Já em Goiás, apesar do incremento na demanda por fretes, em função do avanço da colheita do milho, as empresas se queixam dos baixos preços dos produtos.

Quanto à Região Nordeste, no estado do Maranhão houve um aumento da demanda por serviços de transporte dos grãos e, consequentemente, a tendência de elevação dos preços dos fretes rodoviários no estado, com o deslocamento dos grãos para o porto de Itaqui, para o Terminal Ferroviário de Porto Franco e para outros estados.

Na Bahia, onde o fluxo logístico com o transporte de grãos e fertilizantes foi intenso em junho de 2024, identificaram-se altas nos fretes e no volume transportado em relação ao mês anterior. No Piauí, o mercado de fretes também segue bastante aquecido, com forte aumento na demanda, que provocou uma reação nos fretes nas diversas rotas de escoamento do estado. Na média, oincremento nos valores ficou em cerca de 4,27%, em comparação ao mês anterior.

Na Região Sul, o Paraná, com exceção da praça de Ponta Grossa, que manteve o preço anterior, apresentou aumento em todos os demais trechos, especialmente a partir de Cascavel (16,34%) e de Campo Mourão (10%).

O Boletim Logístico da Conab traz ainda informações sobre os desembarques de adubos e fertilizantes nos portos brasileiros e ainda dados sobre a movimentação de estoques da Conab, realizada por transportadoras contratadas via leilão eletrônico. O periódico mensal coleta dados em dez estados produtores, com análises dos aspectos logísticos do setor agropecuário, posição das exportações dos produtos agrícolas de expressão no Brasil, análise do fluxo de movimentação de cargas e levantamento das principais rotas utilizadas para escoamento da safra.

Fonte: Conab – Companhia Nacional de Abastecimento

Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

La Niña volta: como foi a última passagem do fenômeno e o que esperar agora

Próximo post

Alagoas adere a convênio para fortalecer fabricação de biogás, biometano e SAF

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Soja/Cepea: Óleo de soja se valoriza mais de 15% no mercado externo; prêmio cai no BR
Soja

Soja/Cepea: Óleo de soja se valoriza mais de 15% no mercado externo; prêmio cai no BR

por Redação Visão Agro
23 junho, 2025

Os valores externos do óleo de soja subiram expressivamente na última semana, em mais de 15%, conforme o contrato futuro...

Ler maisDetails
Soja se prepara para receber novo boletim do USDA e opera com estabilidade nesta 3ª em Chicago
Soja

Colheita de soja chega a 100% no Brasil; safra 24/25 é finalizada

por Redação Visão Agro
19 junho, 2025

Safra de 169,6 milhões de toneladas marca o encerramento da colheita de soja no país A colheita da soja no...

Ler maisDetails
Produtores do Sul de Minas antecipam planejamento para a safra de soja 25/26
Soja

Produtores do Sul de Minas antecipam planejamento para a safra de soja 25/26

por Redação Visão Agro
17 junho, 2025

Mercado instável, logística e clima reforçam necessidade de organização antecipada Produtores do Sul de Minas já iniciam o planejamento para...

Ler maisDetails
Soja/Cepea: Colheita segue a todo vapor; estimativa de safra recorde se fortalece
Soja

Processamento de soja avança em abril e ABIOVE mantém projeções para 2025

por Redação Visão Agro
12 junho, 2025

Com crescimento mensal de 9% no processamento, o setor segue com estimativas elevadas e perspectiva de desempenho histórico para o...

Ler maisDetails
Brasil pode se beneficiar da crise da soja nos EUA
Soja

Soja recua em Chicago nesta 3ª feira, atento a Londres, ao USDA e à safra americana

por Redação Visão Agro
10 junho, 2025

Milho e trigo caem forte e também pressionam futuros da oleaginosa na CBOT O mercado da soja opera com leves...

Ler maisDetails
Preço da soja cai no Paraná, com 90% da área colhida
Soja

Soja realiza lucros em Chicago nesta 6ª após ganhos da sessão anterior e segue se ajustando antes do USDA

por Redação Visão Agro
6 junho, 2025

Mercado já absorveu ligação entre Xi e Trump e aguarda agora pelos desdobramentos e definições Os preços da soja realizam...

Ler maisDetails
Soja e milho encerram em baixa na CBOT nesta 2ª feira
Milho

Soja e milho encerram em baixa na CBOT nesta 2ª feira

por Redação Visão Agro
3 junho, 2025

Já o trigo valorizou por conta da escalada do conflito entre a Rússia e a Ucrânia O contrato de julho...

Ler maisDetails
Colheita de soja chega ao fim com perdas e incertezas
Soja

Colheita de soja chega ao fim com perdas e incertezas

por Redação Visão Agro
3 junho, 2025

Chuvas atrasam fim da colheita de soja A colheita da soja no Rio Grande do Sul está praticamente concluída, restando...

Ler maisDetails
Soja inicia semana subindo na Bolsa de Chicago nesta 2ª, à espera dos números do USDA
Milho

DATAGRO eleva estimativas para produção de soja e milho em 2024/25 com recuperação de produtividade

por Redação Visão Agro
27 maio, 2025

Recuperação da produtividade impulsiona projeções e reforça otimismo para o desempenho das lavouras na próxima temporada agrícola Soja: produção deve...

Ler maisDetails
Após máximas em um mês, soja realiza lucros em Chicago na 4ª feira do tarifaço de Trump
Soja

Soja/Cepea: Valores internos reagem

por Redação Visão Agro
26 maio, 2025

Pesquisadores do Cepea indicam que o mercado brasileiro de soja parece buscar um melhor direcionamento diante das recentes notícias sobre...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post
Alagoas adere a convênio para fortalecer fabricação de biogás, biometano e SAF

Alagoas adere a convênio para fortalecer fabricação de biogás, biometano e SAF

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36