O ministro da Agricultura, Marcos Montes, afirmou que há um receio da pasta com eventual gargalo logístico na chegada dos fertilizantes nas fazendas para adubação da safra 2022/23, embora os insumos estejam internalizados no País. “Alguns produtores estão aguardando o preço cair para poder comprar, o que pode criar um problema de logística na hora crucial. A logística pode ser atrapalhada, mas há fertilizantes. Nosso receio é de que produtores retardem a compra e isso crie gargalo de logística no futuro”, disse Montes em coletiva de imprensa no 13.° Congresso Brasileiro do Algodão, realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
O ministro afirmou que os preços dos adubos já cederam, embora ainda não estejam no patamar desejado pelos agricultores. “O produtor terá de se adequar ao que está aí, mas tem o produto. Fertilizantes estão todos no País”, reforçou. O abastecimento interno de adubos para a safra 2022/23 era uma das principais preocupações do setor produtivo após a eclosão da guerra entre Rússia e Ucrânia, dada a dependência externa do Brasil para o suprimento doméstico e a elevada participação da Rússia nas importações brasileiras.
Fonte: Estadao
*A jornalista viaja a convite da Abrapa.
“Semear é Cuidar” será lançado na terça-feira em Tapiratiba
Programa leva informações sobre saúde da mulher; acesso a exames gratuitos O projeto “Semear é Cuidar” será lançado, na próxima...
Ler mais