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CEO da Tereos diz que “custo Brasil” é barreira, mas país é melhor do mundo para agricultores

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
13 outubro, 2025
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Tempo de leitura: 4 minutos
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Grupo francês é o quinto maior processador de cana-de-açúcar do Brasil e o segundo maior fabricando do adoçante do mundo

Com duas décadas e meia de operações no Brasil, a francesa Tereos conquistou uma posição de destaque entre as maiores empresas produtoras de açúcar e etanol do país. A dona do açúcar Guarani alcançou, no ano passado, um processamento médio de 20 milhões de toneladas por ano, ocupando o posto de número cinco do ranking nacional, atrás de Raízen, Bunge, Atvos e São Martinho.

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Na via oposta, o Brasil também se transformou ao longo desses anos em um ativo fundamental para a empresa. A Tereos é uma cooperativa com mais de 11 mil produtores franceses e dona de um império que opera fábricas em 15 países, posicionada em segundo lugar como maior produtor de açúcar do mundo.

O grupo ainda atual nos segmentos de alimentos, defensivos químicos, papel, farmacêutico e cosméticos, praticamente tudo produzido a partir do cultivo da beterraba, cana-de-açúcar e cereais.

No comando das operações brasileiras está o francês Pierre Santoul. Há dez anos na cadeira de CEO da Tereos Brasil, o executivo acredita que o país é o melhor lugar do mundo para ser agricultor. Em entrevista à IstoÉ Dinheiro, Santoul disse que essa percepção da importância brasileira na produção agrícola foi o que motivou o desembarque da Tereos por aqui, no início dos anos 2000.

“O Brasil tem uma população jovem, com um nível de engajamento muito alto. Além disso, existem também os benefícios naturais do país, pela qualidade da terra, pelo clima, pelo ecossistema que permite realmente o crescimento do agricultor. De maneira geral, eu diria até que nós temos o melhor lugar do mundo para ser agricultor, que é o Brasil. Então, é o melhor lugar para fazer o que fazemos”, analisa.

Mas nem tudo são flores nessa trajetória. Ainda que a empresa tenha investido aproximadamente R$ 25 bilhões na operação brasileira nessas últimas duas décadas e meia, o executivo lembra o “custo Brasil”, ainda paira sobre todas as decisões que precisam ser tomadas pela matriz.

“Qualquer empresa internacional vai ter que lidar com esse famoso ‘custo Brasil’. Trata-se da complexidade fiscal do país e, também, da complexidade da legislação trabalhista, que acaba gerando muitos conflitos”, disse Santoul.

Na contramão, o CEO aponta que o Brasil possui atrativos que destacam o agronegócio nacional, como o clima e o nível de engajamento da população com o trabalho.

A operação brasileira tem sido responsável por cerca de 35% a 40% do Ebitda do grupo nos últimos anos. A receita da Tereos Brasil se estabeleceu em um valor próximo de R$ 6,7 bilhões na última safra (2024/25), enquanto a receita total do grupo, que opera em 14 países, aproximou-se de € 6 bilhões.

Produtividade da cana preocupa o setor

A cana-de-açúcar brasileira vem enfrentando muitos problemas nos últimos anos – entre eles, o clima e as queimadas se destacam. Santoul atribui à seca, inclusive, a previsão de moer 18 milhões de toneladas de cana na safra 2025/26. Na temporada 2024/25, foram 20,5 milhões de toneladas.

“Se você olhar para os últimos 15 anos, a produtividade da cana é bastante estável. Quando você compara com as outras grandes culturas do Brasil, a produtividade delas quase dobrou. Acredito que, para quem faz açúcar, como nós, não há assunto de produtividade ou de competitividade, porque o mundo precisa do açúcar brasileiro. Para quem faz só etanol, há um desafio de competitividade contra o etanol de milho, que acaba sendo mais competitivo”, diz.

De toda a produção de cana-de-açúcar da Tereos, cerca de 70% da matéria-prima é convertida em açúcar refinado e granulado, com grande parte tendo a indústria alimentícia como destino. Os outros 30% são destinados à produção de etanol.

“Estamos em um momento crítico, em que é preciso reconhecer a capacidade de descarbonização do etanol brasileiro nos esforços globais de descarbonização. O etanol brasileiro tem um papel muito importante dentro desses processos, porém, ele precisa ser reconhecido pelos outros mercados, e estamos puxando para isso”, afirmou o CEO.

Investimentos em sustentabilidade

O compromisso da Tereos com a sustentabilidade e a agenda “verde” é um pilar fundamental da estratégia da companhia no Brasil, abrangendo metas globais de descarbonização, práticas agrícolas regenerativas, rastreabilidade e inovações logísticas.

A empresa, que participará da COP30, assinou um compromisso com a SBTi (Science Based Targets initiative) em nível global, visando à redução pela metade da emissão de carbono de suas operações até 2033.

A companhia também assumiu a meta de zerar suas emissões de CO2 até, no máximo, 2050. Além disso, firmou o compromisso de garantir 100% do fornecimento de matérias-primas agrícolas provenientes de áreas não desmatadas até o fim deste ano.

Por: Ismael Jales | Fonte: Isto é

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